Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Comitiva da República Tcheca busca parcerias com Santa Catarina

Publicado em 07/12/2015 Editoria: Economia Comente!


O governador Raimundo Colombo recebeu na manhã desta segunda-feira, 7, em Florianópolis, comitiva da República Tcheca para tratar de parcerias comerciais e educacionais. A força do agronegócio catarinense e os investimentos em inovação no Estado foram destaques do encontro realizado no Centro Administrativo. A comitiva foi liderada pelo embaixador da República Tcheca no Brasil, Jirí Havlík, que também visitará outras regiões do Estado.

“Hoje, a economia está globalizada. E a mudança do câmbio permite ao Brasil realizar ações que antes eram limitadas. Agora, o momento favorece a exportação e temos que abrir mercados para gerar mais empregos aqui, manter o nosso dinamismo e o bom desempenho da economia catarinense. A inserção cada vez maior no mercado internacional é indispensável para enfrentarmos com sucesso a crise econômica que o país vive atualmente”, destacou Colombo.

O governador ressaltou a força da agroindústria catarinense, com forte exportação de carne suína, entre outros produtos. E citou também os investimentos para promover a inovação em Santa Catarina, como a parceria do Governo do Estado na expansão do Sapiens Parque, em Florianópolis, um parque de inovação que reúne empreendimentos de ciência, tecnologia, educação, turismo e serviços.

Destacou, ainda, o papel da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc) e a construção dos 13 Centros de Inovação nas cidades de Jaraguá do Sul, São Bento do Sul, Lages, Chapecó, Joaçaba, Tubarão, Itajaí, Blumenau, Rio do Sul, Brusque, Florianópolis, Criciúma e Joinville. Os centros abrigarão aceleradoras de empresas, incubadora, laboratórios de pesquisa, de capacitação e de consultoria para novos negócios.

O embaixador Jirí Havlík ressaltou também o interesse em promover parcerias na área da educação, tanto na graduação quanto na pós-graduação, com intercâmbios de estudantes em diferentes áreas de pesquisa.

Também participaram do encontro em Florianópolis, o secretário de Assuntos Internacionais, Carlos Adauto Virmond; a diplomata Pavla Havrlíkova, cônsul-geral da República Tcheca; a embaixadora Ana Maria Sampaio Fernandes, que está se despedindo da chefia do Escritório de Representação do Ministério de Relações Exteriores de Santa Catarina (Eresc); e Rafael Thales de Freitas, que será nomeado oficialmente nesta terça-feira, em ato em Blumenau, como cônsul Honorário da República Tcheca durante a instalação do Consulado na cidade.

Parceria com a Fecomércio

Ainda nesta segunda-feira, na parte da tarde, será assinado um acordo entre a República Tcheca e a Federação do Comércio de Santa Catarina (Fecomércio), que formaliza a parceria em âmbitos culturais, educacionais e de incentivo às exportações de empresas brasileiras para Europa.

O documento busca fomentar projetos entre o Estado e a República Tcheca para o desenvolvimento educacional e apresentação de produtos e serviços que venham a aumentar a representatividade junto ao setor empresarial.

› FONTE: Assessoria de Imprensa Secretaria de Estado de Comunicação

Comentários