Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Novos conselheiros tutelares de São José participam de capacitação

Publicado em 03/12/2015 Editoria: São José Comente!


Encerramento do ciclo de palestras e encontros contou com a participação do juiz-corregedor Alexandre Takashima

Os 31 novos conselheiros tutelares de São José, eleitos no dia 4 de outubro deste ano, participaram de uma capacitação antes de tomar a posse em janeiro de 2016. O ciclo de palestras e encontros começou no dia 23 de novembro e encerrou na manhã desta quarta-feira (2), com uma palestra do juiz-corregedor Alexandre Takashima, na Prefeitura de São José.

O juiz Alexandre Takashima falou sobre a rede de proteção à criança e ao adolescente, área em que ele atua no Tribunal de Justiça de Santa Catarina. O discurso foi totalmente humanizado, com dicas de como o conselheiro deve se comportar e agir em determinadas situações e se colocar no lugar da família, da criança diante do problema existente para que não haja apenas questão legalista.

Durante os oito encontros, os conselheiros e profissionais da Secretaria de Assistência Social puderam debater os assuntos relativos à rotina do Conselho Tutelar, trocar informações e experiências. Segundo a secretária executiva do Conselho da Criança e do Adolescente e assistente social, Izolete Righetto, além da questão teórica, foi debatido também a questão prática com representantes do Tribunal de Justiça, Ministério Público, OAB, Defensoria Pública, Serviços da Assistência Social e da Saúde.

Promovida pelo Conselho da Criança e do Adolescente e pela Secretaria de Assistência Social de São José, a capacitação teve como objetivo habilitar os 31 conselheiros tutelares eleitos, sendo que 10 são titulares, 10 são suplentes e 11 ficarão no cadastro de reserva.

O presidente do Conselho, César Maximiliano, explica que a atividade do conselheiro tutelar é de alta periculosidade. Ao mesmo tempo em que ele tem poder de fiscalização, ele é ele quem faz as apurações em locais de vulnerabilidade social. "Por isso é importante a capacitação, para que os conselheiros tutelares entendam essa rede, o que o Estatuto da Criança e do Adolescente prevê, de que forma eles têm que atuar e, principalmente, que tenham conhecimento de inter-relação com as pessoas", salienta César Maximiliano.

Para a secretária adjunta de Assistência Social, Rita de Cássia Furtado, a capacitação foi um momento marcante e histórico para a área de Assistência Social de São José. "É apenas o começo de um processo de compartilhamento de informações e de nivelamento para todos os serviços. A prioridade é a criança e o adolescente para que nós tenhamos uma geração futura mais saudável", ressalta a secretária.

"Esse fechamento com o juiz Takashima vem coroar a capacitação de êxito, em que pudemos estabelecer um diálogo com o Poder Judiciário, com os setores da sociedade civil, serviços de convivência, CRAS, CREAS, casas de acolhimento. Que nós tenhamos nesta nova gestão um diálogo, uma aproximação maior e que a gente consiga reverter isso em benefício das nossas crianças e adolescentes", finaliza Rita.

Assim como as eleições foram em uma data unificada em todo o país, pela primeira vez, a posse dos conselheiros também ocorrerá em um único dia, marcada para o dia 10 de janeiro de 2016. Outras capacitações irão ocorrer durante o mandato de quatro anos.      

› FONTE: Secretaria de Comunicação Social da Prefeitura de São José

Comentários