Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Editora Unisul lança obra sobre a trajetória da vida de Zilda Arns

Publicado em 01/10/2013 Editoria: Cultura Comente!


foto: Divulgação

foto: Divulgação

A atuação de Zilda Arns na Pastoral da Criança, criada e coordenada por ela desde 1983 até a sua morte, em 2010, teve reflexos em todo o mundo. Além de atuação em todos os estados brasileiros, a Pastoral também realiza trabalhos em outros 20 países.

Estima-se que mais de 10 milhões de crianças tenham sido atendidas por suas voluntárias – apenas no Brasil, são 250 mil pessoas trabalhando em prol da causa. “Acho que a Zilda é a pessoa no mundo que fez a maior obra de proteção, solidariedade e salvação de crianças, sobretudo nas áreas periféricas”, avalia o professor, jornalista e escritor Osvaldo Della Giustina. Ele foi o responsável por compilar essa história e transformá-la em um livro, que será lançado no dia 11/10, no Município de Forquilhinha, próximo a Criciuma, em Santa Catarina, cidade onde Zilda nasceu.

Zilda Arns – uma grande história de amor (Editora Unisul, 95 páginas) divide-se em três partes. “Zilda Arns: uma mulher (in)comum” inicia a obra com ar de biografia. “Mas não é propriamente isso; é quase uma reportagem sobre passagens da vida dela”, esclarece o autor. Muitos dos fatos que estão nessa primeira parte, de acordo com Della Giustina, são fruto de experiências que ele próprio compartilhou com a médica e sanitarista. “De certo modo, tivemos uma relação quase familiar, porque nós dois temos irmãs que são freiras e que trabalham na mesma congregação”, conta.

“O evangelho segundo Zilda Arns”, segundo capítulo da obra, se debruça sobre o trabalho que a tornou conhecida em todo o mundo e que lhe rendeu duas indicações ao Prêmio Nobel da Paz, a Pastoral da Criança. Ligada à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNNBB), a Pastoral tem o objetivo de promover o desenvolvimento de crianças entre zero e seis anos de idade.

Embora vinculada à Igreja Católica, a sua atuação é de caráter ecumênico. “As voluntárias são treinadas para orientar as mães, ainda no período de gravidez, e depois na criação dos filhos, no que diz respeito a uma alimentação adequada, utilizando o soro caseiro, por exemplo”, explica Osvaldo Della Giustina. Segundo ele, um dos grandes méritos de Zilda Arns foi conseguir unir pessoas para fazer esse trabalho. “Por isso o ‘evangelho’ do título, porque ela soube pôr em prática o cuidado solidário, envolvendo a sociedade”.

A terceira parte, “Zilda Arns segundo sua palavra”, é reservada à transcrição de três pronunciamentos importantes feitos por ela. O primeiro deles quando recebeu o título de doutora honoris causa na Unisul, em Tubarão, no ano de 2008. O segundo pronunciamento foi feito na Organização das Nações Unidas (ONU), sobre o trabalho da Pastoral da Criança.

E o terceiro é o texto da palestra que Zilda Arns fazia para voluntários cubanos numa igreja em Porto Príncipe, Haiti, em 2010, onde se encontrava em missão humanitária para implantar a Pastoral da Criança naquele país. Mas Zilda não pôde terminar o discurso. Um violento terremoto fez mais de 200 mil vítimas fatais, entre elas a sanitarista brasileira.

O livro da Editora Unisul é uma das primeiras obras escritas depois da morte de Zilda Arns. “Eu quis destacar a dimensão da mensagem que ela levou às pessoas: de que é possível um mundo melhor, com a ação de gente de boa vontade. Essa foi a minha maior preocupação”, diz o autor. Para Della Giustina, lançar o livro na cidade onde ela nasceu tem um significado importante. “É uma forma de homenagear a terra de Zilda e a gente que vive naquela comunidade, responsável, em parte, por fazer de Zilda a pessoa que ela foi”.

Serviço

O que: lançamento do livro Zilda Arns – Uma grande História de Amor (Editora Unisul)
Quando: 11/10 (quarta-feira), às 19 horas
Onde: Auditório Alfredo Michels / Avenida 25 de Julho, número 2736, centro. Forquilhinha/SC.
Quem: Autor: Osvaldo Della Giustina
Quanto: R$ 15,00

O livro pode ser adquirido na Editora Unisul do campus da Pedra Branca ou pelo site www.editora.unisul.br.  Mais informações pelo telefone (48) 32791175.

 

› FONTE: Assessoria de Imprensa Unisul

Comentários