Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Caminhada luminosa com imagem do menino Jesus marca a abertura do Natal de São José

Publicado em 27/11/2015 Editoria: São José Comente!


Fotos: Daniel Pereira - Secom/PMSJ

Fotos: Daniel Pereira - Secom/PMSJ

Menino Jesus de barro, construído por oleiros do município, sairá do Centro Histórico junto com a comunidade até a Olaria da Avenida Beira-Mar

Uma caminhada luminosa marcará a abertura do Natal de São José neste domingo (29), a partir das 20h. Uma imagem de barro do menino Jesus, construída por oleiros do município, será levada do Centro Histórico, acompanhada pela comunidade, até a Olaria da Avenida Beira-Mar, enquanto corais e grupos de boi-de-mamão se apresentam durante o percurso. A iniciativa faz parte do Projeto Turismo de Experiência, realizado em parceria com o Sebrae-SC, e terá a segunda edição no dia 18 de dezembro.

Organizada pela Fundação Municipal de Cultura e Turismo (FMCT), a caminhada à luz de velas levará a imagem de Jesus Cristo até o presépio da Beira-Mar onde estão as esculturas de Maria, José, dos três Reis Magos com os presentes, do Anjo Gabriel, que anunciou a chegada de Jesus, da manjedoura, do burro, do galo e da vaquinha, que aquecia o frio da época, além da escultura de um pescador, simbolizando a tradição da pesca artesanal no litoral catarinense. Para tornar o espetáculo ainda mais bonito, os organizadores pedem que a comunidade leve velas para iluminar o trajeto da caminhada.

Montado no pátio da Olaria Beiramar por alunos e pelos mestres oleiros Geraldo Germano e Newton Souza, o presépio foi construído artesanalmente com elementos de barro, transformando em cerâmica, com intuito de levar à população os conceitos de simplicidade, fraternidade e a união dos povos. "Natal é tempo de refletir o encontro dessas uniões entre as raças e tradições. Com o presépio queremos tornar este Natal o mais próximo da realidade que existia na época do nascimento do menino Jesus", explica Geraldo Germano.

"O presépio é um presente da Olaria Beiramar, que comemora 10 anos de existência, à cidade de São José para despertar nas pessoas a valorização da nossa cultura artesanal e da olaria, tradição que veio dos açorianos", complementa o oleiro.

A construção das peças feitas com elementos de barro começou em abril deste ano e o presépio é composto por uma árvore de louças de cerâmica, varal de roupas infantis e comedouro dos passarinhos. As roupas e mantos dos personagens foram feitas com juta. A aureola de Maria foi criada com taboa e o resplendor de José com folhas de butiá. O espaço está decorado com guirlanda de cerâmica e barba de velho, colhidas em árvores do Município.

O oleiro Geraldo Germano salientou que a intenção é valorizar o artesanato, dar destaque à cerâmica para que a comunidade consiga ver de perto como um simples moldar de barro se transforma em belas louças.

Segundo o superintendente da Fundação Municipal de Cultura e Turismo, Carlos Eduardo Martins, os presépios trazem traços dos imigrantes, principalmente dos açorianos, no aspecto da religiosidade popular que ainda é muito forte em São José.

Outros dois presépios de Natal, construídos também com elementos de barro, serão montados na Praça Hercílio Luz, no Centro Histórico, e no Hall da Prefeitura de São José.

Serviço:

O quê: Caminhada luminosa

Quando: Domingo (29), às 20h

Onde: Centro Histórico de São José até a Olaria da Avenida Beira-Mar de São José

› FONTE: Secretaria de Comunicação Social Prefeitura de São José

Comentários