Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Mau tempo seguido de tornado causa estragos em municípios de Santa Catarina

Publicado em 20/11/2015 Editoria: Itapema Comente!


Planalto Alegre. Fotos: Luiz Fernando Cechetti/SDR Chapecó

Planalto Alegre. Fotos: Luiz Fernando Cechetti/SDR Chapecó

O mau tempo causou estragos em Santa Catarina, na quinta-feira, 19. Chuva e vendaval foram registrados deixando danos em alguns municípios. 

Em Chapecó, uma casa caiu com a força do vento e quatro pessoas ficaram feridas e foram encaminhadas para o Hospital Regional do Oeste. Duas mulheres, de 36 e 83 anos, tiveram escoriações e estão em observação. Um homem de 49 anos, que teve fratura no braço esquerdo, lesão na região frontal e lacerações, passou por procedimento cirúrgico e segue internado. O caso mais grave foi de um menino de 11 anos que teve escoriações, fratura no nariz e na clavícula, escalpo parcial e lesão no fêmur esquerdo. Seu quadro é estável. 

Planalto Alegre registrou inúmeros destelhamentos, queda de árvores e edificações danificadas. Em Caxambu do Sul, além da chuva, ocorreu vendaval no bairro Engenho Velho, deixando casas destelhadas. A Defesa Civil Municipal está entregando lonas e fazendo levantamento dos prejuízos. Jaraguá do Sul, Guaramirim e Schroeder, Barra Velha e Sao João do Itaperiu também registraram danos com os ventos fortes.

Maiores rajadas de vento registradas entre as 9h e 21h de quinta-feira

Campo Belo do Sul: 104 km/h

José Boiteux: 78 km/h

Curitibanos: 76 km/h

Xanxerê: 74 km/h

Rio Negrinho: 72 km/h

Lontras: 72 km/h

Dionísio Cerqueira: 70 km/h

Chapecó

4 bairros atingidos

4 residências totalmente destruídas

6 residências parcialmente destruídas

20 residências destelhadas

4 vitimas

Planalto Alegre, Linha Karoba

3 aviários destruídos

6 aviários parcialmente destruído

5 residências destelhadas

Relatório parcial Treze Tílias

O hospital foi bastante atingido. Cerca de 10 casas (levantamento prévio) em torno do hospital tiveram o telhado parcialmente destruído. O centro de eventos e uma lanchonete no Centro também tiveram o telhado danificado. Algumas árvores caídas em vias já foram removidas.

O município também sofreu danos em propriedades e galpões na área rural.

Previsão do tempo para hoje:

Nesta sexta-feira, a previsão é de muitas nuvens com chuva em forma de pancadas isoladas e com descarga elétrica entre a madrugada e início da manhã em todas as regiões, melhorando rapidamente a partir da tarde. A temperatura estará em declínio. Vento sudoeste a sul, moderado com rajadas mais intensas no Litoral.

Recomendações da Defesa Civil SC

Tempestades com descargas elétricas (raios), vento e granizo: Permanecer em local seguro e não transitar em locais abertos, próximo a árvores, placas publicitárias ou objetos que possam ser arremessados. Se houver granizo, é aconselhável que as pessoas se protejam em lugares com boas coberturas, como banheiros das residências. Também é aconselhável fechar janelas e portas e não manusear equipamentos elétricos ou telefones devido aos raios e relâmpagos.

Alagamentos: Evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Evitar transitar em pontilhões e pontes submersas. Cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões.

Deslizamentos de terra: Deve ser observado qualquer movimento de terra ou rochas próximas de residências, inclinação de postes e árvores e rachaduras em muros ou paredes. Neste caso, é recomendável que a família saia de casa e acione a Defesa Civil municipal ou o Corpo de Bombeiros.

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros, no número 193. A Defesa Civil do Estado conta com atendimento de 24 horas, com equipes de prontidão. O telefone para contato é o (48) 3664-7056.

Confira o vídeo:

 

 

› FONTE: Secretaria de Estado da Defesa Civil

Comentários