Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

O Mundo do Vinho em Festa

Publicado em 19/11/2015 Editoria: News Comente!


foto divulgação

foto divulgação

Safra anual do Beaujolais Nouveau acaba de chegar a Florianópolis e será comemorada a partir desta quinta-feira, 19 de novembro, no Emporium Bocaiúva

A tão esperada safra 2015 do Beaujolais Nouveau já chegou ao Emporium Bocaiúva, em Florianópolis. O festejado vinho, lançado simultaneamente em todos os continentes na terceira quinta-feira de novembro, se transformou no produto mais emblemático do começo do verão no Hemisfério Sul, por ser fresco, leve e frutado, perfeito para os dias mais quentes. Os pontos de venda, entretanto, são selecionadíssimos e poucos no mundo têm o privilégio de poder degustar essa bebida emblemática.

O Beaujolais Nouveau realça as uvas Gamay e sua estreia marca o início da safra de todos os vinhos franceses. Com somente seis semanas desde a colheita, esses vinhos são encaminhados aos destinos através de diversos meios de transporte, para que estejam disponíveis aos seus apreciadores exatamente nesta data celebrada anualmente.

Por ser muito jovem, o Beaujolais Nouveau não pode ser armazenado. O seu consumo deve acontecer em, no máximo, quatro meses após o engarrafamento, servido e apreciado a uma temperatura de 14ºC, acompanhado de aperitivos suaves.

História

A celebração do Beaujolais Nouveau começou no século passado em Lyon, na França, e se espalhou por mais de 190 países de todos os continentes. Lá no início, com a produção intensa de vinhos, os comerciantes trabalhavam para por os seus rótulos no mercado antes que os outros concorrentes. A precipitação foi a precursora desse vinho de baixo teor alcoólico e feito para ser bebido logo.

O Beaujolais não é considerado um vinho de avaliação, mas um produto a ser festejado pela sua característica efêmera. A cada nova safra, uma logística bem interessante é montada para que os rótulos cheguem ao seu destino sempre na terceira quinta-feira de novembro. Isso para que todo mundo possa brindar, juntos, a chegada de mais uma série dessa tão esperada bebida.

› FONTE: Maristela Amorim e Rodrigo Ramos Escritório de Comunicação

Comentários