Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Crianças e adolescentes do Serviço de Convivência recebem a visita do Papai Noel

Publicado em 19/11/2015 Editoria: São José Comente!


Fotos: Daniel Pereira - Secom/PMSJ

Fotos: Daniel Pereira - Secom/PMSJ

A festa de encerramento das atividades do ano ocorreu na manhã desta quinta-feira (19)

Entre sorrisos e lágrimas, as crianças e adolescentes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos de São José receberam o Papai Noel na manhã desta quinta-feira (19) durante a festa de encerramento das atividades deste ano. O evento ocorreu também durante a tarde, para atender as crianças e adolescentes que frequentam o projeto neste período.

A emoção tomou conta da criançada logo cedo, quando os momentos vividos durante o ano de 2015 foram relembrados por meio de fotos e músicas. Como de costume, de mãos dadas, as crianças e adolescentes fizeram uma oração antes de começar a comemoração com pipoca, algodão doce, guloseimas, salgadinho, bolo e refrigerantes.

Por volta das 11h, o tão esperado Papai Noel chegou em cima de uma caminhonete do Corpo de Bombeiros e foi recebido com muitos gritos de alegria. O bom velhinho entregou um presente para cada criança, com direito a abraços, beijos e fotos.

Atualmente, a Cidade da Criança atende 232 crianças e adolescentes de seis a 16 anos. Os meninos e meninas frequentam a unidade escolar e no contraturno participam de atividades educativas, recreativas e esportivas do Serviço de Convivência.

A coordenadora do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos de São José, Zamile Cristina da Silva Schutz, explica que a minoria vem por livre espontânea vontade e a demanda maior é encaminhada pelo Ministério Público e Conselho Tutelar, CRAS e CREAS. São crianças e jovens que precisam sair do convívio familiar porque os pais trabalham, porque estão ameaçados pela situação da vulnerabilidade social ou por envolvimento com drogas.

"Alguns deles enfrentam trabalho infantil, violência doméstica e sexual, negligência familiar e vulnerabilidade social. Há exemplos de adolescentes que foram resgatados das drogas, que inicialmente eram obrigados a vir, mas que agora fazem questão de ficar", afirma Zamile.

Para a coordenadora e pedagoga, é muito gratificante ajudar no desenvolvimento das crianças e adolescentes. "É uma mistura de sentimentos porque, ao mesmo tempo em que a gente vê uma criança vir para cá porque não tem o que comer em casa, a gente também tem crianças que vêm porque não querem ficar no convívio familiar por ter sido abusada ou violentada. Primeiro é tristeza ao vê-los chegar diante da realidade e, depois, a alegria e satisfação imensa de ver a evolução deles", conta Zamile.

De segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h, o espaço oferece duas alimentações por período e oficinas de artes, artesanato, muay thai, jiu-jítsu, capoeira, dança, meio ambiente, cerâmica, informática, além de três modalidades de atividades físicas. Um ônibus busca as crianças e as levam de volta para a casa ou para a escola todos os dias da semana.

Segundo a secretária de Assistência Social, Norma Warmling, às vezes, os próprios pais procuram ajuda para que seus filhos sejam encaminhados para o serviço de convivência e tenham segurança. "Estamos muito felizes por não termos mais fila de espera. Todas as crianças encaminhadas são atendidas", destaca Norma. Durante a comemoração, algumas crianças se emocionaram por saberem que não vão mais encontrar os amigos e servidores este ano. A saudade antecipada ficou nítida no rosto dos pequenos em forma de lágrimas. O atendimento do projeto será retomado no início de 2016.

› FONTE: Secretaria de Comunicação Social Prefeitura de São José

Comentários