Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Eleição de diretores mobilizam unidades de ensino de São José nesta quinta (19)

Publicado em 18/11/2015 Editoria: São José Comente!


Foto: Tainara Rosa - Secom/PMSJ

Foto: Tainara Rosa - Secom/PMSJ

Professores, servidores, alunos e pais poderão votar das 7h às 20h

A quinta-feira (19) será movimentada nas unidades da rede municipal de ensino de São José. Das 7h às 20h, toda a comunidade escolar estará mobilizada para as eleições de diretores e diretores adjuntos dos Centros de Educação Infantil, dos Centros de Educação Municipal e das Escolas Profissionais de São José. Professores, servidores, pais e alunos poderão votar para escolher os novos diretores de 61 unidades da rede municipal.

Pelo segundo ano consecutivo, a rede municipal vivencia este momento, que era uma das principais reivindicações da comunidade escolar e foi um compromisso assumido pela prefeita Adeliana Dal Pont. "A eleição de diretores e a eleição dos Conselhos Escolares estão alinhadas ao processo de consolidação da gestão democrática e compartilhada das instituições de ensino. É uma escolha que se refletirá no comprometimento com a formação humana, para a cidadania de homens e mulheres com poder de decisão e aptos para participar da sociedade", destaca a secretária municipal de Educação, Méri Hang.

O processo eleitoral segue os mesmos moldes das votações realizadas pela Justiça Eleitoral, com supervisão de fiscais, cédulas de papel com nome da chapa e dos candidatos, urnas de lona e cabines eleitorais, fornecidas pela Justiça Eleitoral. A eleição ocorrerá por meio de voto secreto, sendo que poderão votar professores, servidores, pais e alunos. Cada família terá direito a um voto, deste modo, votará ou o representante legal pelo aluno menor de 18 anos ou o aluno com idade superior a 12 anos.

O Decreto Nº 4724/2015 estabelece que podem concorrer ao cargo de diretor e diretor  adjunto os membros efetivos em regular exercício na rede pública municipal de ensino. Também é necessário ter curso completo de Licenciatura na área da Educação ou curso superior na área de atuação. Outro pré-requisito foi apresentar o certificado de conclusão da primeira etapa do curso preparatório para candidatos à direção de unidades escolares que foi ministrado pela Secretaria Municipal de Educação no mês de julho.

O resultado das eleições será divulgado até as 15 horas do dia 20 de novembro de 2015. Nas unidades em que há apenas uma chapa, esta precisa alcançar no mínimo 50%  dos votos mais um para ser eleita. O mandato será de dois anos, correspondente ao período de 1º de janeiro de 2016 a 31 de dezembro de 2017.

No total, a eleição será realizada em 61 unidades da rede municipal, sendo 30 Centros de Educação Infantil, 24 Centros de Educação Municipal e sete Escolas Profissionais. As unidades com maior colégio eleitoral são o Colégio Municipal Maria Luiza de Melo, no Kobrasol, e a Escola Profissional de Campinas. Já o menor colégio eleitoral é a Escola Municipal do Meio Ambiente, em Forquilhas, onde votam apenas os servidores.

Serviço

O quê: Eleições diretas para diretores da rede municipal de ensino de São José

Quando: nesta quinta-feira (19), das 7h às 20h

Onde: em 61 unidades da rede municipal de ensino

› FONTE: Secretaria de Comunicação Social Prefeitura de São José

Comentários