Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Itajaí recebe pela segunda vez regata francesa na maior competição náutica à vela de travessia do Atlântico

Publicado em 13/11/2015 Editoria: Esporte Comente!


Depois da regata Volvo Ocean Race Itajaí recebe a regata francesa Transat Jacques Vabre, pela segunda vez. Nesta segunda edição Itapema estará dentro das ações da maior regata da França. A Vila da Regata estará aberta com atrações gratuitas até 15 de novembro no Centreventos Itajaí.

Itajaí - O polo náutico do Brasil se preparou para mais uma regata internacional. A segunda grande competição náutica do ano. A Transat Jacques Vabre, maior competição à vela de travessia do Atlântico, estará de volta à cidade. A regata francesa, que já havia escolhido Itajaí como o porto de chegada em 2013, pela primeira vez permitirá a participação de veleiros ainda maiores na competição.Nesta edição, em comparativo a à edição de 2013, as mudanças começam no tamanho dos barcos. Quem se admirou com os velozes veleiros da classe MOD70 (com 70 pés) na edição passada, terá ainda mais motivos para visitar a Vila da Regata neste ano. Por uma mudança no regulamento, a categoria foi substituída pela “Ultime”, que permite a participação de veleiros com mais de 100 pés. Além da classe Ultime (a maior delas), a edição de 2015 está com inscrições abertas para veleiros mono e multicascos das classes 40, Multi50 e IMOCA, com dimensões que variam entre 12,18 e 32 metros.

Segunda Novidade

A segunda novidade desta edição é que o público poderá acompanhar a movimentação dos barcos vista da costa no percurso entre Itajaí e Itapema. Após a chegada dos veleiros, eles participarão de uma regata in-port – que tem curto percurso e é realizada bem próxima à costa. A exemplo do que aconteceu durante a Volvo Ocean Race, a regata in-port é uma performance à parte na competição e uma oportunidade de o público acompanhar de perto a movimentação dos barcos com as velas içadas.

Le Havre

A largada está programada para acontecer na cidade de Le Havre, na França, no dia 25 de outubro e a previsão é de que os primeiros barcos apontem no litoral catarinense apenas 10 dias depois da partida. Ao longo do percurso, os cerca de 50 barcos competidores – cada um com apenas dois tripulantes, como manda o regulamento – navegarão mais de 5.400 milhas náuticas (ou quase 10 mil quilômetros), sem fazer escalas até cruzarem a linha de chegada nas águas de Itajaí.

› FONTE: Floripa News (www.floripanews.com.br)

Comentários