Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Programa São José Criança fornece cerca de 3 mil latas de fórmula especial por mês

Publicado em 05/11/2015 Editoria: São José Comente!


foto divulgação

foto divulgação

Os recém-nascidos beneficiados têm alergia à proteína do leite de vaca ou intolerância à lactose

Cerca de 3 mil latas de fórmula especial são entregues por mês para recém-nascidos de São José. Para bebês com alergia à proteína do leite de vaca e intolerância à lactose, o produto é essencial para garantir o desenvolvimento da criança. Foi assim com Sophia Dias da Luz, de quatro anos, que chegou ao programa em 2013, com um ano e quatro meses medindo 75,5 centímetros e pesando nove quilos. Dois anos depois, tomando 10 latas por mês, a menina pesa 15 quilos e tem 98 centímetros de altura.

A mãe da Sophia, Sandra Dias da Luz, contou que a filha tinha um histórico médico normal até os 10 meses, quando ela parou de amamentar. Depois do diagnóstico de alergia à proteína do leite de vaca e de soja, além da intolerância à lactose, Sophia parou de ganhar peso, não se alimentava bem, adquiriu alergias no corpo e vômitos faziam parte do cotidiano.

Após dezenas de tentativas, a fórmula especial conseguiu substituir o leite e contribuiu para o desenvolvimento da menina, que atualmente está curada, saudável e já não precisa mais da fórmula para se alimentar. "Acabaram as pilhas de remédio, corrida ao leite, a médicos, receitas especiais e tantos &39;nãos&39;. Entrou a alegria do primeiro sorvete, iogurte, chocolate e da pizza com queijo", escreveu a mãe em uma carta entregue à nutricionista Carla Galego, da Secretaria Municipal de Saúde, que acompanhou todo o processo da Sophia.

"Afirmo que o programa funciona e funciona muito bem. Ele é superior aos programas dos municípios vizinhos e atende no que é essencial: a saúde dos que formarão São José de amanhã", complementa Sandra. Segundo a mãe, a partir do atendimento, a menina melhorou, as crises alérgicas não ocorreram mais e a vida dela voltou ao normal. "Se não fosse o programa, eu não sei se a Sophia estaria aqui", finaliza a mãe ao se emocionar com a própria história.

Implantado em março de 2000, o programa São José Criança, da Prefeitura de São José, atende de forma qualitativa e quantitativa crianças de zero a cinco anos, com ações básicas de saúde: teste do pezinho, imunização, consulta médica e odontológica, enfermagem e vigilância alimentar nutricional.

Para combater as carências nutricionais, o programa ajuda no controle de baixo peso e fornecimento de fórmulas especiais para crianças com alergia à proteína do leite de vaca ou intolerância à lactose. A fórmula especial conta com 13 tipos que auxiliam em diferentes tratamentos. A lata, que substitui o leite, custa em torno de R$ 180 em farmácias.

De acordo com a nutricionista Carla Galego, pelo menos uma vez por mês a criança passa por uma consulta com a nutricionista para verificar o estado nutricional. Se a criança está ganhando peso, a mãe recebe orientações e a fórmula especial, além do retorno para 30 dias depois. "São José é referência na saúde da criança, não existe fila de espera. Assim que a família procura o programa, a partir do momento que existe o diagnóstico e a necessidade, a criança é atendida", afirma a nutricionista.

Em média, 180 a 200 crianças são atendidas por mês, além dos recém-nascidos com baixo peso que variam de 130 a 150 mensalmente. Aproximadamente, nove latas são entregues para cada criança inscrita no programa, que totaliza cerca de 3 mil latas por mês, investimento que custa para o Município R$ 700 mil por ano.

A nutricionista alerta as mães para priorizarem a amamentação, que é a principal refeição para um recém-nascido. É fundamental que as mamães façam o aleitamento materno, a fórmula especial deve ser um complemento e, apenas em casos específicos, é que o produto se torna o único alimento para a criança. "A maioria dos casos que a gente atende é com alergia à proteína do leite de vaca, em que a criança precisa da exclusão total do leite e passa a se alimentar com a fórmula especial", salienta Carla Galego.

Para a mãe da Alice, Janaina de Souza Coelho, moradora do bairro Ipiranga, desde o início da amamentação houve bastante dificuldade, poucas vezes ela conseguia alimentar a filha com o leite materno. Ela procurou um banco de leite devido às frequentes cólicas e um problema respiratório que surgiu nos primeiros meses de vida, quando ela foi diagnosticada com a alergia à proteína do leite de vaca.

"Fizemos um teste com outro leite, mas não deu certo e ainda agravou o refluxo. A Alice só começou a melhorar quando tomou a fórmula especial, em torno de 15 dias ela recebeu as latas e começamos o tratamento. Só tenho a agradecer a Prefeitura de São José, eu não sei o que eu faria se não tivesse o auxílio do programa, afinal o leite é muito caro e a criança é obrigada a tomar", afirma Janaina.

Alice hoje está saudável e forte. As nove latas que ela recebe servem como a alimentação e, após o sexto mês, um novo teste será feito para saber se a alergia está curada. Antes de completar dois meses, Alice Coelho Rosa pesava menos de três quilos. Atualmente, a pequena tem quatro meses e já pesa seis quilos.

O São José Criança inicia quando a gestante está entre a 32ª e 36ª semana, quando ela passa por uma consulta pré-natal e recebe orientações de como cuidar do bebê assim que ele nascer. Em seguida, a mãe é encaminhada para uma maternidade de referência, onde ela terá o filho e, durante a internação, a mãe receberá a visita de profissionais de enfermagem, que entregarão o kit do recém-nascido, com materiais de higiene. Uma consulta pediátrica já é marcada entre o 7º e 10º dia de vida do bebê na Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima da residência da paciente, que também já é encaminhada para marcar o teste do pezinho e as primeiras vacinas do calendário de imunização.

Para a secretária municipal de Saúde, Suzana Bousfield, o programa faz o acompanhamento da mãe e da crinça para garantir que o bebê se desenvolva de forma saudável e tenha acesso ao atendimento médico e todas as vacinas indicadas. "O programa São José Criança é fundamental para garantir a saúde da mãe, o desenvolvimento pleno do bebê e, desta forma, reduzir os índices de mortalidade infantil", ressalta Suzana.

› FONTE: Secretaria de Comunicação Social Prefeitura de São José

Comentários