Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Webseminário discute práticas inclusivas de ensino

Publicado em 30/09/2013 Editoria: Educação Comente!


A fim de ampliar a concepção de metodologias e práticas inclusivas no ensino-aprendizagem, a Unisul promove o III Webseminário de Pesquisa, Observação e Aplicação Inclusiva. O evento ocorre nos dias 1 e 2/10, no campus Pedra Branca, das 17h às 21h30. 

A terceira edição do evento agrega novos saberes, estratégias, metodologias e técnicas motivadoras relacionadas à educação inclusiva e acessibilidade. Propõe-se ainda a estimular as instituições e os profissionais de educação no Brasil na implantação de programas e ações inclusivas e participativas. Também fornece subsídios metodológicos e práticos para a adaptação curricular com foco na acessibilidade.

A primeira atividade do evento, às 17h do dia 1/10, conta com a participação dos estudantes egressos, surdos e cegos, que passaram pela Unisul. Compartilham suas experiências Germano Dutra, Fernando Camuaso, Jean Schitz e Jivago Bottemberg, mediados pelo professor doutor Jaci Gonçalves.

Em seguida, é composta a mesa oficial do seminário e ocorre a abertura solene, às 19h15, com a participação dos professores Mauri Heerdt (vice-reitor), Ana Regina Dutra (GEPEx), Roberto Iunskovski (GEPEx Virtual) Luciano Bittencourt (UnA), Salete Cecilia (PPA institucional). A palestra ‘Pessoas com deficiência e o processo da escolarização’ tem início às 19h30, ministrada pela gerente da Educação Especial da Prefeitura de Florianópolis e professora da Unisul Simone Vieira e pela psicóloga Daniela Israel. A mediação é do professor Luciano Bitencourt, da UnA Educação Humanidades e Artes da Unisul.

No segundo dia de conferência, o Programa de Orientação de Carreira (POC) faz um ‘Relato de experiência de atendimento à candidata surda, sob orientação do professor Vanderlei Brasil. O trabalho da Organização para o Movimento e Desporto Adaptado dá continuidade ao cronograma sob a responsabilidade dos professores Geraldo Campos e Tiago Baptista, mediados pela graduanda em Psicologia Vanessa Montagna.

Para fechar o evento, a professora Viviane Barazzutti, da Unisul, o doutor Deonísio Schmitt, da UFSC, e o doutor Vilmar Silva, do IFSC, são mediados por Rosani Junckes, professora intérprete da Unisul, na discussão acerca da ‘Metodologia de ensino para surdo’.

As inscrições são presenciais no dia e hora do evento, que tem com responsável Vanessa de Andrade Manoel, do PPA Virtual.

Mais informações no Setor de Eventos (48) 3279 1165.

 

› FONTE: Assessoria de Imprensa Unisul

Comentários