Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Encontro de Mulheres Cooperativistas terá edição especial em 2016

Publicado em 30/10/2015 Editoria: Economia Comente!


Mais de 900 pessoas prestigiaram o evento

Mais de 900 pessoas prestigiaram o evento

O Encontro Estadual Mulheres Cooperativistas, realizado nessa quinta (29) e sexta-feira (30), no Centro de Convenções Oceania Center, na praia dos Ingleses, em Florianópolis encerrou com uma notícia que animou o público. Em 2016, será realizada uma edição especial com surpresas e atividades inovadoras para comemorar os 15 anos do movimento. A iniciativa teve início em 2001 e, em 2011, foi realizada em formato de congresso para celebrar os 10 anos. Dessa forma, embora em 2016 seja realizada a 14ª edição, são 15 anos de idealização do encontro.

Este ano, o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo de Santa Catarina (Sescoop/SC) reuniu mais de 900 pessoas entre lideranças, cooperadas, esposas de cooperados e colaboradoras de cooperativas, além de autoridades políticas e representantes de entidades.

A coordenadora de promoção social do Sescoop/SC, Patrícia Gonçalves de Souza, salientou que o evento cumpriu com o objetivo de promover conhecimento, oportunizar momentos de lazer e fortalecer práticas de cooperação e liderança no cooperativismo. "Percebemos, pela reação das participantes e pelo retorno de algumas cooperativas, que o evento superou as expectativas, apresentando temáticas que poderão facilmente ser aplicadas no dia a dia delas. Com isso, consolidamos a participação da mulher no cooperativismo e chegamos ao final do encontro com inspiração para organizar a próxima edição, que será comemorativa e terá vários diferenciais", finalizou.

A programação em 2015 incluiu palestras e atividades interativas com espetáculos teatrais. Entre as apresentações que mais animaram o público esteve a palestra-show motivacional de Carlinhos de Jesus. Com 35 anos dedicados à arte e a dança de salão, o dançarino, considerado símbolo carioca, palestrou de forma dinâmica, discutindo o tema "Cooperação, equilíbrio e bem-estar", fazendo analogia com sua experiência de vida. "Falar sobre o assunto tem tudo a ver com minha vida. Em minha atividade, a cooperação, o equilíbrio e o bem-estar são aspectos fundamentais para obter os melhores resultados", comentou.

Carlinhos de Jesus, que foi pioneiro na campanha pela valorização do gênero no país, interagiu com o público e, juntamente com Vanessa Nascimento, dançou ritmos como bolero, fox e samba. "Gosto dessa energia, do contato com o público, pois é um momento de troca, de reposição. É um grande aprendizado participar de um evento dedicado essencialmente às mulheres".

Família e cooperativismo

Outra explanação que atraiu a atenção da plateia foi a do professor de matemática, psicólogo e mestre em educação Marcos Meier que, de forma interativa e descontraída, abordou o tema "A participação da família na educação dos filhos". Comentarista em rádio e TV a respeito de educação de filhos, relacionamento e desenvolvimento da inteligência, o palestrante observou que, em uma sociedade que passa por constante transformação, as pessoas precisam reaprender a educar e, por isso, falar sobre o assunto em um evento como este é de fundamental importância. "As crianças e os adolescentes de hoje são diferentes porque o acesso à informação é amplo e isso demanda que os pais apliquem novas estratégias de educação aos filhos", afirmou.

O palestrante destacou, ainda, que quando os pais têm pouco tempo, a tendência é desistir ou amenizar as regras e limites, fazendo com que o tempo dedicado aos filhos seja de intensidade e não de qualidade. "Com o tempo aproveitado com qualidade não é necessário deixar as regras de lado", orientou.

Entre as dicas, apontou que é necessário equilibrar intimidade com autoridade, destacando a importância de dedicar um tempo exclusivamente com os filhos, mas de forma individual, pois assim não haverá competição. "Ensine seu filho a trabalhar desde cedo porque mais tarde ele aprenderá a amar o que faz e a respeitar as pessoas que trabalham", completou.

A programação também incluiu as seguintes palestras: "Cooperativismo como instrumento de sustentabilidade" com Helda Elaine Völz Bier, "Como viver melhor e ser mais feliz no mundo atual" com Fernando Gomes Pinto, "Mobilização de potencialidades humanas", com Nair Onofre, bem como o espetáculo teatral "Essencialmente mulher" do Espaço Sou Arte.

Experiências cooperativistas

Esposa de um cooperado da Cooper A1, Claires Allive atua com o marido e dois filhos na produção de leite e suínos em uma propriedade rural de 18 hectares, no município de Riqueza – oeste de Santa Catarina. A estrutura é formada por 830 suínos e 11 vacas em lactação, que produzem cerca de 3 mil litros de leite por mês.

Líder do grupo feminino da Cooper A1 e Sicoob (Creditapiranga e Oestecred), Claires participou do Encontro de Mulheres Cooperativistas pela segunda vez. Para ela, o evento representa valorização, oportunidades de troca de experiências, novos conhecimentos e novas amizades. "Voltamos para casa nos sentindo mais valorizadas e com a autoestima melhor".

A vice-secretária da Cooperativa Regional Auriverde, Claudia Schmitt, de 29 anos, trabalha juntamente com os pais e o marido em uma propriedade rural de 120 hectares. Com mais de 60 anos, a empresa rural familiar conta hoje com 1.900 suínos alojados, 12 mil aves, produz cerca de 35 mil litros de leite por mês e aproximadamente 1.300 sacos de soja por ano. "Além de possibilitar conhecimentos para aplicar na propriedade, o Encontro de Mulheres oportuniza conhecer novas pessoas, nos proporciona momentos de lazer e faz com que tenhamos mais gosto pelo cooperativismo", destacou Claudia, que participa do evento pela terceira vez.

› FONTE: MB Comunicação Empresarial/Organizacional

Comentários