Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Pacientes agora contam com tratamento com homeopatia em Itapema

Publicado em 22/10/2015 Editoria: Itapema Comente!


foto: Divulgação

foto: Divulgação

"Quero parabenizar o município de Itapema por aderir e ofertar à comunidade o tratamento homeopata. Essa medicina tem mudado a minha vida", afirma  Dona Arlete Batista Voigt, de 70 anos. Ela é uma das pacientes que já está utilizando o tratamento disponibilizado gratuitamente em Itapema.

O método é uma especialidade médica que usa medicamentos vindos de três reinos: mineral, vegetal e animal através de doses mínimas que sejam suficientes para ter efeito curativo. "Faz três meses que estou realizando esse tratamento, e estou muito feliz com o resultado. Eu sofria muito com a renite alérgica, a cada mudança climática. Dessa vez, com todas essas mudanças não sofri mais, graças ao tratamento", relatou entusiasmada.

Arlete conta ainda que ao longo de sua vida, ela tinha muitas dores no joelho e em outras partes do corpo, e por 20 anos tratou com medicações da medicina tradicional, e hoje com os medicamentos homeopatas e a dieta proposta pelo médico de Itapema ela tem obtido resultados jamais alcançados antes.

"O doutor fez uma investigação com exames e descobriu que por muito tempo tratei errado alguns problemas de saúde, e agora com o tratamento certo e com esses remédios tenho me sentido muito melhor sem efeitos colaterais. A consulta é ótima, ele conversa, tem paciência com a gente, realmente é um tratamento diferenciado", afirmou dona Arlete.

O médico faz parte da equipe do Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF). Com atendimento no CERES, o Dr. Sérgio Fernandes Antunes realiza consultas homeopáticas para a comunidade. A principal diferença entre a medicina tradicional e a homeopatia, é que na homeopatia, a base do tratamento é a lei dos semelhantes, e na medicina tradicional, a base se dá pela lei dos contrários.

"Um bom exemplo é a febre, onde na medicina tradicional, é indicado um antitérmico para abaixá-la, contrariando os sintomas. Já na homeopatia, um exemplo que está presente no cotidiano das pessoas é o café, pois ele é conhecido por perturbar o sono, porém, em dose homeopática, ou seja, o suficiente para um efeito curativo, ele pode ser utilizado contra a insônia", explica o Homeopata, Dr. Sérgio Fernandes Antunes.

O atendimento é realizado no CERES  sendo  diferente de consultas tradicionais. "Queremos saber coisas além dos sintomas comuns das doenças, nos interessa os sintomas peculiares de cada paciente, algo que o individualize dos outros. Nas consultas, geralmente perguntamos como é o comportamento familiar e social do indivíduo, suas ansiedades, tristezas, medos, alegrias, sonhos, sono, enfim, uma infinidade de assuntos que ajudará a chegar a um diagnóstico correto para cada paciente", explicou o Dr. Sérgio Fernandes Antunes.

O Secretário de Saúde, Everton Ricardo da Silva, ressalta a importância do tratamento Homeopático. "A homeopatia é uma das especialidades que pode trabalhar com a prevenção. Em alguns casos, o tratamento pode impedir o aparecimento de uma doença, em outros, pode evitar que a doença não se manifeste de uma forma mais grave, pois o tratamento contribui para fortalecer as defesas do organismo. O aumento das especialidades é uma das prioridades do Governo Rodrigo Bolinha na melhoria constante do atendimento a população", explicou o Secretário.

Saiba como consultar com o médico homeopata

O atendimento do médico homeopata é todas as quartas e quintas-feiras, no período da tarde. Para mais informações e o agendamentos dos pacientes basta procurar a  Unidades Básicas de Saúde (UBS) do seu bairro e falar com a equipe de enfermeiros ou com o médico da unidade.

 

 

 

› FONTE: Prefeitura de Itapema

Comentários