Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Reação química em galpão de fertilizantes de São Francisco do Sul foi interrompida

Publicado em 27/09/2013 Editoria: Meio Ambiente Comente!


Bandeira volta a ser hasteada em São Francisco do Sul. Foto: James Tavares/Secom

Bandeira volta a ser hasteada em São Francisco do Sul. Foto: James Tavares/Secom

A situação no galpão de fertilizantes de São Francisco do Sul está controlada. A reação química, que provocou uma nuvem gigante de fumaça, foi interrompida pelo Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina nesta sexta-feira.

Uma coletiva de imprensa será realizada ainda na manhã desta sexta para divulgar um plano de retorno das famílias para suas casas. Por enquanto, nenhum morador pode voltar à residência.

O Comandante do Corpo de Bombeiros Militar, Coronel Marcos de Oliveira, afirmou que o uso da câmera térmica tornou o trabalho dos bombeiros mais eficiente. O equipamento permite identificar com precisão os focos de calor no interior do galpão onde está depositada a carga de 10 mil toneladas de fertilizante, que desde a noite de terça-feira entrou em uma reação química, produzindo uma espessa fumaça.

Os possíveis danos à natureza estão sendo monitorados pela Polícia Ambiental. Neste momento a preocupação é conter os resíduos gerados pelo acidente. “Toda a água usada no resfriamento é drenada para uma piscina de lona”, disse o comandante da Polícia Ambiental na região Major Adilson. Depois isso, o material receberá uma destinação adequada.

 

 

 

› FONTE: Governo do Estado de SC

Comentários