Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Fórum debate desenvolvimento urbano e ressignificação dos espaços públicos da cidade na próxima semana

Publicado em 13/10/2015 Editoria: Economia Comente!


Chefe de gabinete da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano de São Paulo, Weber Sutti, está entre os palestrantes do evento que ocorre na segunda-feira (19) em Florianópolis

O Fórum Floripa Quer Mais reúne na segunda-feira (19) representantes da gestão pública, iniciativa privada e organização social com o objetivo de debater desenvolvimento urbano. A segunda edição do encontro, que ocorre no auditório do Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag/Udesc) a partir das 19h, pretende apresentar caminhos para a construção de uma cidade mais humana e sustentável. "Acreditamos que é urgente refletir e avançar em aspectos que tornem Florianópolis um município voltado para as pessoas, para reduzir as desigualdades sociais e melhorar a qualidade de vida da população", observa o presidente do Fórum, Gabriel Kazapi. O evento é gratuito e terá transmissão pela TV Floripa e pelo site forumfloripaquermais.com.br/site.

O chefe de gabinete da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano de São Paulo, Weber Sutti, irá apresentar ações e estratégias que renderam à gestão pública da capital paulista reconhecimento nacional e internacional, sobretudo em relação à revisão do marco regulatório e ao desenvolvimento de projetos urbanos. "O maior desafio na gestão de metrópoles contemporâneas é prover o desenvolvimento urbano com base nas relações interfederativas sem perder o foco na capacidade de gestão e garantindo a proteção social às camadas historicamente excluídas ou de maior vulnerabilidade social", afirma. Segundo o urbanista, um dos principais caminhos para superar esse desafio é apostar na reconstrução do papel da cidade como ponto de encontro e desenvolvimento da vida social.

De acordo com Sutti, a aprovação do Plano Diretor Estratégico foi uma das principais conquistas da atual gestão, pois deu um novo significado aos espaços públicos em detrimento das opções individuais ou privatistas. "A população extremamente conservadora, que reage a qualquer ação de diminuição de privilégios, é um dos principais entraves nesta conjuntura", destaca. Para o especialista, tanto São Paulo como Florianópolis são cidades com grandes fragilidades ambientais e, por isso, as ações voltadas ao desenvolvimento urbano devem ser pautadas pela preservação e valorização, e também focadas na redução da carência habitacional e da desigualdade social.

Visão sistêmica e ação articulada

Para abordar a relevância das parcerias público-privadas e da mobilização das organizações sociais, a segunda edição do Fórum Floripa Quer Mais contará ainda com a participação de Milton Carlos Della Giustina, representante da ViaCiclo - Associação dos Ciclousuários da Grande Florianópolis, e da presidente da Associação de Logistas da Vidal Ramos, Rose Macedo Coelho.

A microempreendedora, que liderou um movimento para requalificação e revitalização da tradicional rua da capital catarinense, irá comentar sobre o processo de articulação entre a Associação Comercial e Industrial de Florianópolis (Acif), os lojistas, o Sebrae e a própria prefeitura, que culminou na inauguração do Vidal Ramos Open Shopping, em março de 2012. Já Della Giustina irá compartilhar suas experiências dentro da organização da sociedade civil, que tem como objetivo promover o uso da bicicleta como meio de transporte, lazer e esporte, e que tem se posicionado como um dos movimentos mais fortes no debate sobre o espaço público voltado para as pessoas.

SERVIÇO

2ª edição do Fórum Floripa Quer Mais

Tema: Sustentabilidade, urbanismo e gentrificação - Mudar para humanizar

Data: 19/10/2015
Horário: 19h
Local: auditório da Esag (Av. Me. Benvenuta, 2037 - Itacorubi)
Inscrições gratuitas: http://forumfloripaquermais.com.br/

› FONTE: Jéssica Butzge

Comentários