Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Engenharias: Unoesc lança cursos superiores na EFAPI 2013

Publicado em 27/09/2013 Editoria: Educação Comente!


A Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc) fará apresentação à imprensa e convidados dos cursos superiores de Engenharia Civil e de Engenharia da Computação durante a EFAPI 2013, Exposição-feira Agropecuária, Industrial e Comercial de Chapecó. O ato está programado para as 19 horas do dia 7 de outubro (segunda-feira), no stand da universidade, no pavilhão I do Parque de Exposições Tancredo Neves.

O diretor geral Ricardo Antônio de Marco destaca que as duas engenharias terão alto nível técnico e arrojado perfil acadêmico, caracterizado pela rigorosa atualização tecnológica e sintonizado com as exigências contemporâneas do mercado.Os dois cursos serão implantados na Unoesc Chapecó no primeiro semestre de 2014 e já estão sendo oferecidos no vestibular unificado da Acafe, cujas provas ocorrem em novembro para acesso ao ano letivo que inicia em fevereiro.

O curso de Engenharia Civil terá um corpo docente de alta qualificação, tendo como coordenador o professor João Gisi. Será ministrado à tarde e à noite para permitir um processo de ensino-aprendizagem compatível com a alta carga horária de 3.960 horas/aula e os complexos conteúdos científicos das múltiplas disciplinas.

O diretor geral realça que, entre os diferenciais do curso, estão as missões internacionais a centros mundiais de excelência em engenharia e o intenso intercâmbio com instituições do setor, como o Conselho Regional de Engenharia, o Sindicato das Indústrias da Construção Civil, as associações profissionais, as entidades empresariais e os centros de pesquisa do Brasil e do exterior.

O curso de Engenharia da Computação incrementará a formação de profissionais qualificados que poderão atuar no setor de tecnologia, em franco crescimento no município de Chapecó e no grande oeste catarinense.

Os engenheiros de computação são responsáveis pela união de soluções de software e hardware, disponibilizando para a sociedade produtos de eletrônica de consumo, de comunicações, controle, automação, entre outros. São responsáveis pela ligação dos sistemas que interagem com o homem e que ao mesmo tempo necessitam da comunicação ou operação com a máquina, como sistemas de geração e distribuição de energia elétrica, robótica e  processos industriais.

Outros fatores que geram demanda para este profissional são as inovações tecnológicas que quase sempre envolvem criação de equipamentos que unem computação e automação, o crescimento da fabricação de computadores, tablets e smartphones também são motivadores para implantação deste curso inédito na região.

A profissão está em expansão, principalmente, em países em crescimento como o Brasil, realça o coordenador do curso,  professor Tiago Zonta.

O profissional da Engenharia da Computação terá uma formação versátil e completa para atuar em conjunto com os demais especialistas do setor. Além disso, o curso será pioneiro em projetos em parceria com empresas para criação de novos produtos ligados a software e hardware, possibilitando o intercâmbio com instituições estrangeiras, por meio da mobilidade acadêmica.

 

› FONTE: MB Comunicação Empresarial/Organizacional

Comentários