Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Hospital Infantil faz campanha para incentivar doação de órgãos

Publicado em 27/09/2013 Editoria: Saúde Comente!


 

O Hospital Infantil Joana de Gusmão (HIJG) promoverá, nesta sexta-feira, 27/09, e sábado, 28, dois eventos para sensibilizar a população sobre a importância da doação de órgãos, um voltado para profissionais do hospital e outro para a população. Na sexta-feira, servidores da unidade de saúde terão uma aula sobre o panorama dos transplantes. E sábado, durante todo o dia, haverá atividades no Parque de Coqueiros, na parte Continental de Florianópolis.

As atividades são alusivas ao Mês do Doador de Órgãos e Tecidos e promovidas pela Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (Cihdott).

O primeiro evento será realizado nessa sexta-feira, 27/09, Dia Nacional de Incentivo à Doação. A partir das 13h30min, no auditório do Centro de Estudos do HIJG, equipes da UTI Pediátrica e da Central de Notificação, Captação e Distribuição de Órgãos de Santa Catarina (Cncdo/SC) darão uma aula para os profissionais da unidade hospitalar relacionada aos seguintes temas: Panorama do Transplante de Órgãos no Brasil, Diagnóstico de Morte Encefálica, Manutenção Potencial do Doador e Orientações para Doação do Tecido Ocular.

Sábado, 28/09, das 9h às 18h, a equipe do Hospital Infantil fará um trabalho de conscientização no Parque de Coqueiros. Haverá distribuição de folderes e divulgação de informações sobre doação de órgãos e tecidos. A atividade contará com o apoio da Central de Notificação e Captação de Órgãos de SC e da Associação dos Pacientes Renais (APAR). Durante as atividades, alunos de Enfermagem do Curso Geração farão a medição da pressão arterial e glicemia capilar da população.

SC lidera ranking nacional

Com 48 equipes de transplantes, uma Central de Notificação (SC Transplantes), três Organizações de Procura de Órgãos e 36 comissões hospitalares de transplantes, Santa Catarina segue líder no país em número de doadores de órgãos e tecidos.

Até o dia 31 de julho deste ano, a SC Transplantes recebeu múltiplos órgãos de 92 doadores, equivalente a 25,4 doadores por milhão de população (p.m.p.), enquanto a média nacional no primeiro trimestre de 2013 ficou em 13,3.

Em 2012, o Estado manteve a liderança com 26,4 pessoas p.m.p., quando a média nacional foi de 12,6. E em 2011, SC também foi líder nacional com 25,4 doadores por milhão de pessoas, enquanto a média no Brasil foi de 10,7.

O coordenador do SC Transplante, Joel Andrade, lembra que o transplante de fígado ocupa posição de destaque. “Desde 2011, estamos em segundo lugar no ranking nacional, com 17,1 transplantes p.m.p. neste ano e índice de 18, em 2012”, explica Andrade, acrescentando que até 31 de julho de 2013 foram realizados 66 transplantes hepáticos, correspondendo a 18,24 transplantes por milhão de pessoas.

De acordo com dados do Ministério da Saúde, Santa Catarina teve aumento de 29% no número de transplantes realizados pelo Sistema Único de Saúde (SUS), no primeiro semestre de 2012.

Também em 2012 foram realizados 1029 transplantes, enquanto que em 2011 os procedimentos chegaram a 1015. Os órgãos mais transplantados foram rim, com 245 transplantes, e fígado, com 110. O tecido mais transplantado foi a córnea, com 477 procedimentos. Até 31 de julho deste ano foram realizados 672 transplantes.

 

› FONTE: Governo do Estado de SC

Comentários