Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Oeste vai ter radar meteorológico adquirido pelo Governo do Estado

Publicado em 28/09/2015 Editoria: Segurança Comente!


Na tarde deste domingo, 27, o secretário de Estado da Defesa Civil, Milton Hobus, anunciou a aquisição do segundo radar meteorológico do Estado. A licitação deve ser realizada em outubro. Ao mesmo tempo, será licitada a obra de construção da torre que vai receber o equipamento. Segundo Milton Hobus, as configurações do novo equipamento serão semelhantes ao que já opera em Lontras, no Alto Vale do Itajaí e tem cobertura de 77% do território de Santa. “O governador autorizou na semana passada a aquisição do radar do Oeste do Estado. Isso vai dar muito mais proteção para o cidadão”, garantiu.

Nos próximos dias, uma equipe da Defesa Civil de Santa Catarina, gerenciada pelo diretor de Prevenção, Fabiano de Souza, através da Gerência de Monitoramento e Alerta, estará avaliando as possíveis áreas que poderão receber a estrutura física. Devem participar dessa vistoria de terreno Defesa Civil, Cemaden e Ciram, órgão de meteorologia do Estado. De acordo com Hobus, o instrumento de meteorologia deve ser instalado na região de Chapecó. “O radar é um instrumento fundamental para que possamos fornecer alerta a curtíssimo prazo com precisão”, pontuou.

Hobus disse ainda que os dois radares vão dar não só a cobertura de Santa Catarina, mas das frentes que chegam pela Argentina e Paraguai. “Isso vai dar melhor garantia do sistema preventivo do Estado”, apontou.

A previsão é que o equipamento que será instalado no Oeste esteja disponível ainda no segundo semestre de 2016, com a finalização das obras do Centro de Monitoramento e Alerta do Estado que já está em fase de construção na capital catarinense.

› FONTE: Secretaria de Estado da Defesa Civil

Comentários