Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Taxa de emprego se estabiliza em 5,3% no mês de agosto

Publicado em 26/09/2013 Editoria: Economia Comente!


O IBGE divulgou a pesquisa mensal do emprego referente ao mês de agosto. Segundo o instituto, a taxa de desocupação ficou em 5,3%, um pouco inferior em comparação ao registrado no mês anterior (5,6%) e no mesmo patamar de agosto de 2013 (5,3%). Estatisticamente a taxa pode ser considerada estável nas duas comparações. A taxa mensal é a menor desde dezembro de 2012, quando também ficou em 5,3%.

A população desocupada ficou em 1,3 milhões de pessoas, sendo que a população ocupada é de 23,2 milhões. Os trabalhadores com carteira assinada no setor privado somam 11,7 milhões, não registrando variação na comparação com julho. Por sua vez, o rendimento médio real habitual dos ocupados foi de R$ 1.883,00, 7% maior que o apurado em julho e 1,3% maior na comparação com agosto de 2012. Desta forma, a massa de rendimentos da economia brasileira também cresceu (2,7%) na comparação anual, chegando aos R$ 44 bilhões.

O que os dados indicam é uma acomodação do mercado de trabalho brasileiro. A taxa de desemprego se estabilizou e tende a continuar assim nos próximos meses. A notícia importante foi a recuperação do rendimento médio real dos empregados, que vinha em queda desde o início do ano. O fato que explica isso é o arrefecimento da inflação, que trouxe uma recuperação do poder de compra das famílias.

Desta maneira, o segundo semestre deve ser de moderada recuperação nas vendas do comércio, fato positivo, já que o setor vinha enfrentando um ano fraco e necessita de um bom resultado no final do ano para recuperar sua capacidade de crescimento.

› FONTE: Fecomércio-SC

Comentários