Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Inauguração do Hospital de Biguaçu será nesta quarta

Publicado em 25/08/2015 Editoria: Biguaçu Comente!


Foto aérea do hospital de Biguaçu- Foto Aguinaldo Nau

Foto aérea do hospital de Biguaçu- Foto Aguinaldo Nau

O Hospital Regional de Biguaçu vai ser inaugurado amanhã, quarta-feira, dia 26/08, e o atendimento aos pacientes será na quinta-feira (27/08).

A solenidade terá início às 9h30min, nas dependências do hospital e estarão presentes o prefeito Ramon Wollinger, o ministro da Saúde, Arthur Chioro, o governador Raimundo Colombo, o secretário de Estado da Saúde, João Paulo Kleinübing, entre outras autoridades.

A ativação da unidade irá acontecer em três etapas: neste primeiro momento, serão iniciados os atendimentos do ambulatório com oito especialidades (Dermatologia, Endocrinologia, Neurologia, Pneumologia, Reumatologia, Otorrinolaringologia, Urologia e Cardiologia); na segunda fase, daqui a 60 dias, a internação clínica e cirurgias de baixa e média complexidade; e na terceira etapa entrará em funcionamento a UTI, num prazo de 120 dias.

Após atingir sua capacidade plena de atendimento, o hospital vai oferecer 110 leitos e poderá atender um total de 2.655 pacientes/dia. O custeio mensal será de R$ 2,6 milhões, sendo 50% com recursos do Governo do Estado e 50% do Governo Federal.

O Hospital de Biguaçu fará parte de uma rede de atendimento com as demais unidades hospitalares da região, sendo que cada uma atuará em áreas específicas: em Biguaçu serão realizadas cirurgias eletivas e pediatria; no Hospital Regional de São José serão cirurgias de média e alta complexidade, além de traumatologia; e no Hospital Florianópolis serão cirurgias ortopédicas. No próximo ano todas as regiões da rede hospitalar de Santa Catarina passarão a funcionar seguindo esse novo modelo, com o objetivo de melhorar a utilização dos leitos.

O prefeito Ramon explica que a abertura do hospital "será de forma gradativa, assim como ocorreu em outras unidades hospitalares desse porte, e virá coroar a nossa estrutura de saúde do município, que é referência no Estado. O Hospital de Biguaçu foi concebido para justamente se alinhar a esse modelo regionalizado de atendimento, com a integração dos outros hospitais da Grande Florianópolis, iniciando dessa forma as ações da região metropolitana pela saúde". O prefeito também explicou que o hospital tem o nome de Helmuth Nass, um dos primeiros farmacêuticos a atender no município e região.

Segundo o secretário estadual da Saúde, João Paulo Kleinübing, o novo modelo de gestão da rede hospitalar tem o objetivo de "reduzir a ociosidade dos leitos, pois ao reorganizar a rede, vamos considerar a vocação e a capacidade de cada hospital, para que assim se possa utilizar melhor toda essa estrutura que hoje conta com 189 hospitais em Santa Catarina, passando a olhar essa rede como um todo."

A abertura em etapas do hospital também foi comentada pelo secretário adjunto da Saúde, o médico Murillo Capella, que usou o exemplo do Hospital Infantil Joana de Gusmão. "O funcionamento de um hospital se dá de forma progressiva e lenta, sem atropelos, tendo início justamente pelo ambulatório e a partir daí para as etapas seguintes e de maior complexidade, seguindo todo um planejamento até chegar em sua plenitude e capacidade máxima, num prazo que varia de seis a 12 meses", afirmou.

› FONTE: Superintendência de Comunicação Social (SECOM) Prefeitura Municipal de Biguaçu

Comentários