Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Primeira lombada eletrônica completa 23 anos

Publicado em 19/08/2015 Editoria: Curiosidades Comente!


A Lombada Eletrônica da Perkons está entre as inovações  destacadas no livro 101 Inovações Brasileiras.Crédito: Perkons

A Lombada Eletrônica da Perkons está entre as inovações destacadas no livro 101 Inovações Brasileiras.Crédito: Perkons

Equipamento criado pela Perkons, empresa paranaense,teve a primeira unidade instalada em Curitiba

Há 23 anos, em 20 de agosto, começou a funcionar a primeiralombada eletrônicado Brasil. O dispositivo, desenvolvido pela Perkons, trouxe um novo conceito para medidor de velocidade: o de comunicação com o usuário, o equipamento mostra imediatamente ao motorista se ele está dentro dos limites de velocidade. A primeira lombada eletrônica foi instalada em Curitiba, no bairro Xaxim – na Avenida Francisco Derosso, uma das vias mais movimentadas do bairro – e continua operando ainda hoje.

Curiosamente, a criação do equipamento aconteceu depois que seus inventores quase se envolveram em um acidente por causa de uma lombada física e procuraram uma forma de reduzir de velocidade sem gerar riscos para o condutor, além de diminuir o consumo de combustível e o desgaste do veículo.

Desde o início, o equipamento é utilizado para garantir que os veículos trafeguem dentro do limite de velocidade regulamentado para o trecho da via onde está instalado. E, ao longo desses anos, adotou novos recursos para melhoria da qualidade da imagem e precisão. Opera com sensor intrusivo (laços magnéticos na pista) ou não (laser ou doppler). O display hoje conta com iluminação de LED. A câmera capta imagens de alta resolução e coloridas. O dispositivo possui vários modelos e o design foi alterado para melhorar a visibilidade. Houve também a integração de outras funcionalidades.

As lombadas podem capturar vários tipos de infração como ultrapassagem em local proibido, transitar com veículo em situação irregular e em horário e local não permitido (rodízio e restrição de caminhões) e contramão de direção.

De acordo com levantamento realizado pela Perkons, um ano após a instalação de lombadas eletrônicas, o número de infrações registradas pelos equipamentos diminui em média 70%. Esse comportamento se repete em todos os pontos em que o equipamento é instalado, seja uma via urbana ou rodovia. Dados captados pelos equipamentos mostram que 99,9% dos motoristas respeitam os limites de velocidade estabelecidos nos locais em que estão instalados.

Estudo do Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais (Ibmec-Rio), realizado com equipamentos instalados nas rodovias federais, comprova que a instalação de redutores eletrônicos de velocidade contribui para a diminuição do número de acidentes e mortes. Segundo o levantamento, os equipamentos evitam cerca de 3 mortes e 34 acidentes por ano.

› FONTE: Mariana Simino Assessoria de Imprensa – Grupo Excom

Comentários