Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Cerca de 300 pessoas já foram atendidas pelo Serviço de Abordagem Social de Camboriú

Publicado em 19/08/2015 Editoria: Esportes Comente!


Eles enfrentam as altas temperaturas do verão, sofrem com as baixas do inverno. Além de passarem por dificuldades no tempo aberto, convivem com a solidão e o abandono. Por trás de cada rosto sofrido há uma história. Alguns jovens demais, outros mais velhos, mas todos já viveram experiências suficientes para serem considerados vividos.
 
O Dia Nacional de Luta da População em Situação de Rua é lembrado nesta quarta-feira, dia 19 de agosto, devido a tragédia da Praça da Sé, onde 15 pessoas foram alvos de ataques violentos em São Paulo. Dos 15, sete acabaram morrendo.
 
Pessoas que vivem em situação de rua são marcadas por cicatrizes. Por muito tempo vivem sem teto, sem caminho e sem abrigo. Passam despercebidas e muitas vezes são ignoradas e até mesmo rejeitadas. Além de sofrerem com a rejeição são diariamente excluídas da sociedade.
 
Visando a atenção e o cuidado com esses cidadãos, a Prefeitura de Camboriú, através da Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social, mantém em funcionamento o Serviço Especializado em Abordagem Social, que desde setembro de 2013 já atendeu cerca de 300 moradores de rua.
 
O serviço tem por objetivo assegurar o trabalho social de abordagem e busca ativa, a fim de identificar a incidência de trabalho infantil, exploração sexual de crianças e adolescentes e situação de rua. Durante a abordagem, os profissionais identificam a situação e após o preenchimento de um formulário é feito o encaminhamento da pessoa para atendimento, caso ela aceite.
 
Só neste primeiro semestre de 2015, 119 abordagens foram feitas às pessoas em situação de rua, sendo 71 novos casos e destes, 48 aceitaram ajuda e 23 pessoas recusaram.
 
O Serviço de Abordagem Social é um projeto da Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social, através do Creas. Outras informações podem ser obtidas no telefone (47) 3365-0607.

› FONTE: Prefeitura de Camboriú | Imprensa

Comentários