Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Afreaka: um novo olhar sobre o continente africano

Publicado em 26/09/2013 Editoria: Cultura Comente!


foto: Divulgação

foto: Divulgação

Jornalistas brasileiros que descreveram continente além dos estereótipos preparam nova viagem, por outros países, e buscam apoio colaborativo no crowdfunding para concretizar projeto 

Uma plantação de esculturas, semeada por uma comunidade de artistas? A história de uma mulher que plantou mais de 51 milhões de árvores, mobilizando 400 comunidades do Quênia? A Constituição de um país reescrita por seu povo? Estas são apenas algumas das pautas trazidas pelo projeto Afreaka. 

Afreaka é um site de jornalismo independente, fotografia e design que traz um lado pouco conhecido do continente africano no Brasil, fugindo dos estereótipos como fome, pobreza e passividade, e cobrindo as expressões coletivas e individuais das culturas locais - tendências, música, literatura, arte, culinária, arquitetura etc.

Para concretizar o site, que hoje traz mais de 90 reportagens, 100 ilustrações inéditas, inúmeros vídeos e fotografias e ainda uma seção de dicas para o turismo local, a jornalista Flora Pereira, formada pela UFSC, e o designer Natan de Aquino realizaram uma viagem de transporte público durante sete meses por oito países do sul e leste da África que revelou um continente descolado e protagonista.

O projeto, que já alcançou mais de 24 mil fãs nas redes sociais, utilizou uma maneira de financiamento que está ganhando força na rede: o crowdfunding, também conhecido como financiamento coletivo. O Afreaka está organizando agora um segundo financiamento coletivo (http://catarse.me/pt/afreaka2), para dar continuidade ao trabalho, desta vez para descobrir o que o lado oeste africano tem de bom para contar ao mundo. Serão mais seis meses de apuração, trazendo a África para ainda mais próxima do Brasil. Dessa vez, além das reportagens, o site contará com:

+ uma seção de notas e artigos,
+ dicas de artistas e eventos ligados ao tema,
+ um página colaborativa onde quem quiser mandar artigos sobre cultura africana, vai poder participar.

Para que o site não pare, é possível contribuir com qualquer quantidade e, em troca, ainda ganhar recompensas do projeto: fotografias, livro digital, posters, palestras, vaga em workshop e muito mais.

Para doar qualquer quantia, acesse: http://catarse.me/pt/afreaka2

Site: www.afreaka.com.br

 

› FONTE: Flora Pereira - Afreaka

Comentários