Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Novos radares de velocidades começam a funcionar nas BRs 376 e 101

Publicado em 14/08/2015 Editoria: Trânsito Comente!


foto divulgação

foto divulgação

Radares da BR-376 e BR-101 passam a registrar multa a partir de segunda-feira (17).No total, são 37 dispositivos instalados nas pistas principais e marginais no trecho entre Curitiba e Palhoça.

A partir da zero hora da próxima segunda-feira (17/8) os radares instalados no trecho administrado pela Autopista Litoral Sul (BR-376 e BR-101) passam a operar com emissão de multas pela Polícia Rodoviária Federal. Desde março de 2014, os dispositivos já operavam em modo educativo com supervisão da Agência Nacional de Transportes Terrestres e, a partir de agora, com a conclusão da etapa de testes e orientação aos motoristas, as infrações de velocidade terão registro e emissão de multa.

No total, são 37 radares de fiscalização ostensiva com display externo de fácil visualização, que informam a velocidade registrada e fotografam as infrações. As imagens são enviadas automaticamente para o banco de dados da Polícia Rodoviária Federal que emite a notificação de autuação de acordo com o artigo 218 do Código de Trânsito Brasileiro.

A instalação dos radares, realizada pela Autopista Litoral Sul, considerou critérios técnicos definidos em conjunto pela concessionária, PRF e ANTT. Os estudos para implantação consideraram os índices de acidentes, e a velocidade praticada pelos motoristas em comparação com o limite máximo permitido na via.

Na BR-376, os radares estão concentrados no trecho da Serra do Mar, com cinco dispositivos entre os municípios de Tijucas do Sul e Guaratuba, e limite de velocidade de 60 km/h.

Na BR-101, entre Garuva e Palhoça, são oito pontos de fiscalização na pista principal, sendo sete com limite de 80 km/h e um a 60 km/h (Morro do Boi em Balneário Camboriú). Os outros 24 pontos estão localizados nas marginais dos municípios de Itajaí, Itapema, Biguaçu, São José e Palhoça, com limites de 40 km/h e 60km/h.

No mês de julho, quando os dispositivos ainda operavam no modo educativo, foram registradas aproximadamente 34 mil passagens acima do limite de velocidade nesses pontos, o que equivale a 0,16% do total de veículos que transitaram por essas regiões.

A expectativa da concessionária é de que esses dispositivos contribuam para a redução de acidentes e segurança dos usuários que trafegam pelo trecho sob concessão. Na comparação dos primeiros semestres de 2015 e 2014, houve redução de 29,2% no índice de vítimas fatais e de 3,25% no total de acidentes no trecho administrado pela Autopista Litoral Sul.

Planilha de Radares – Trecho: Autopista Litoral Sul

 

› FONTE: Autopista Litoral Sul

Comentários