Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Equipe de Alerta faz balanço da chuva do final de semana em São José

Publicado em 26/09/2013 Editoria: São José Comente!


Ricardo de Farias - PMSJ

Ricardo de Farias - PMSJ

O trabalho preventivo de limpeza de valas e canais foi fundamental para evitar alagamentos

A previsão de grande volume de chuva no último final de semana colocou a todas as secretarias e órgãos municipais de São José em estado de alerta, preparados para atender à população em casos de enchente, alagamento ou deslizamento de terra. Segundo relatório da Guarda Municipal, o rio da Colônia Santana chegou ao seu limite, porem não houve registro de ocorrência envolvendo desalojados, desabrigados ou feridos.

De acordo com o chefe da Defesa Civil de São José, major Hilton Zeferino, o volume de chuva durante o final de semana chegou a 137mm. Em períodos normais, a média de um mês fica entre 130 e 150mm. Contudo, não houve registro de ocorrências graves.

Mesmo assim, a Defesa Civil continua atenta. “As previsões se confirmaram, já que em três dias, choveu o volume de um mês inteiro. Registramos 25 chamados, alguns de inundação e deslizamento, mas nada que colocasse pessoas em risco, nem mesmo nos pontos críticos do município. Nos próximos dias o tempo deve melhorar, mas até o final desta semana, as equipes da Defesa Civil permanecem em alerta, monitorando as encostas dos rios, pois ainda há perigo de deslizamento”, afirma o major.

Um dos fatores que colaborou para este resultado foi a limpeza e desobstrução de mais de 70 quilômetros de valas, rios e canais. Conforme o secretário de Infraestrutura, José Natal Pereira, o trabalho foi iniciado em fevereiro e é constante.

“Desde início do ano está sendo feito um trabalho de sucção e limpeza, com auxílio de um caminhão hidrojato, tanto nos pontos avaliados como críticos, quanto naqueles solicitados pela população. Há locais que já foi necessário voltar, pois esse é um trabalho que não pára. O objetivo maior é desassorear as redes pluviais para que a água tenha maior vazão para os rios, principalmente nestes períodos de cheias”, explica Natal.

 

› FONTE: Prefeitura de São José

Comentários