Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Secretaria de Saúde de Camboriú realiza vacinação contra Hepatites

Publicado em 23/07/2015 Editoria: Esportes Comente!


O dia 28 de julho é marcado pelo Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais, e a Secretaria de Saúde de Camboriú preparou um cronograma de ações especial para a população.

As atividades iniciam neste sábado, dia 25, com o dia D, onde as unidades do CAIC e Policlínica permanecerão com as salas de vacina abertas, das 8h ao meio dia e das 13h30min às 17h30min, para realizar a vacinação, exclusivamente, contra a hepatite B.

Já a partir do dia 27, até o dia 31, será intensificada a vacinação de hepatite B em todas as unidades de saúde. Além disso, durante a semana, profissionais do Cedit estarão em todas as unidades realizando o teste rápido para hepatite do tipo C. Ao todo, 35 testes serão feitos por unidade.

"Nossa intenção, além de oferecer a vacinação, é alertar as pessoas sobre as hepatites virais, que são provocadas por diferentes vírus hepatotrópicos e que apresentam características epidemiológicas, clínicas e laboratoriais distintas, que muitas vezes passam despercebidas", comentou a Coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Karen Rigon.

Durante a semana de combate as Hepatites Virais ainda serão realizadas vistorias sanitárias, juntamente com vacinação de profissionais que atuam em salões de beleza, consultórios odontológicos e estúdios de tatuagem e piercing.

Em Santa Catarina, de acordo com dados do Ministério da Saúde, de 2004 a 2014 foram notificados 10.855 casos de hepatite B, com uma taxa de detecção de 22,8 por 100 mil habitantes. E 7.700 casos de hepatite C, com taxa de detecção de 16,2 por 100 mil habitantes.

"O Dia 28 de Julho na verdade marca a intensificação do trabalho de prevenção às hepatites virais, mas vale lembrar, por exemplo, que a vacina de hepatite B está disponível, de acordo com o calendário vacinal, para todas as pessoas, sem limite de faixa etária", explicou a Secretária Márcia Regina Oliveira Freitag.

Confira abaixo os dias e locais onde os profissionais do Cedit estarão realizando o teste rápido para hepatite do tipo C: 

DIA

UNIDADE DE SAÚDE

MANHÃ

TARDE

SEGUNDA-FEIRA 27

SANTA REGINA

X

 

TABULEIRO

 

X

TERÇA-FEIRA 28

POLICLINICA

X

 

CAIC

 

X

QUARTA-FEIRA 29

RIO PEQUENO

X

 

CEDRO

 

X

QUINTA-FEIRA 30

CONDE VILA VERDE

X

 

AREIAS

 

X

SEXTA-FEIRA 31

MACACO E BRAÇO

X

 

SÃO FRANCISCO

 

X

Entenda cada tipo de hepatite e como ela é transmitida:

Hepatite A: transmitida através da água e alimentos contaminados ou de uma pessoa para outra. A hepatite A normalmente não apresenta sintomas, ficando incubada entre 10 e 50 dias, porém, às vezes, a pessoa com hepatite A pode apresentar febre, pele e olhos amarelados, náusea e vômitos, mal-estar, desconforto abdominal, falta de apetite, urina com cor de coca-cola e fezes esbranquiçadas.

Hepatite B e Hepatite C: são transmitidas por meio do sangue. Usuários de drogas injetáveis e pacientes submetidos a material cirúrgico contaminado e não descartável estão entre as maiores vítimas. O vírus da hepatite B pode ser passado pelo contato sexual e os sinais das hepatites B e C também podem não aparecer, sendo descoberto muito tempo depois. Quando aparecem, os sintomas são similares aos da hepatite A, mas ao contrário desta, a hepatite B e C podem evoluir para um quadro crônico e causar outros problemas de saúde como a cirrose e o câncer de fígado.

› FONTE: Prefeitura de Camboriú | Imprensa

Comentários