Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Mercado Público Municipal de Biguaçu será restaurado

Publicado em 22/07/2015 Editoria: Biguaçu Comente!


Prédio do Mercado Público Municipal atualmente - Foto Pedro Costa

Prédio do Mercado Público Municipal atualmente - Foto Pedro Costa

Nessa quinta-feira (23/07) acontecerá a assinatura da ordem de serviço para reforma e restauração do Mercado Público Municipal. A cerimônia será realizada na frente do Mercado, localizado na rua João Pessoa, às 10 horas.

O evento contará com a presença do prefeito de Biguaçu, Ramon Wollinger, do secretário de Cultura, Esporte, Turismo e Lazer, Pedro Joaquim Cardoso, do deputado federal que beneficiou a cidade com a emenda parlamentar destinados para a revitalização do Mercado Público Municipal, Jorginho Melo, além de autoridades municipais e público em geral.

O edifício, com 75 anos de existência, receberá os cuidados necessários para que possa retornar plenamente a sociedade. Sabe-se da importância dos mercados públicos como símbolo de desenvolvimento cultural e histórico de uma sociedade.

De acordo com o secretário da Secetul, Pedro Joaquim Cardoso, "a Administração Pública consciente da importância do Mercado Público como centro de convivência, troca de mercadorias e experiências, em parceria com outras esferas de poder, vem dando os primeiros passos para a criação de um novo espaço cultural para a família Biguaçuense, além de criar as possibilidades para a comercialização dos principais produtos típicos da região".

O Mercado Público é um patrimônio arquitetônico situado no centro de Biguaçu, que faz parte da história e do desenvolvimento do município, porém, encontra-se desgastado devido à ação do tempo e à falta de manutenção das características originais do edifício.

Para preservar esse monumento é necessária uma reforma total, e com o recurso do Governo Federal a Secetul em parceria com a Secretaria de Planejamento e Gestão pretendem revitalizar a estrutura física do edifício e implantar um moderno local para resguardar a cultura do município, destinando-o para a comercialização de produtos artesanais e pescados.

O prefeito de Biguaçu, Ramon Wollinger, declarou que "é com grande emoção que vejo a concretização de mais este compromisso de governo. O Mercado Público Municipal é um patrimônio da cultura de Biguaçu, e agora estamos restaurando esta obra, voltando a mesma para suas funções originais, o que irá contribuir para o nosso turismo e valorização da área central de Biguaçu".

Projeto do Mercado Público - Secom Divulgação

Projeto do Mercado Público terá deck para rio

› FONTE: Superintendência de Comunicação Social (SECOM) Prefeitura Municipal de Biguaçu

Comentários