Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Unisul celebra centenário de Willy Zumblick

Publicado em 26/09/2013 Editoria: Cultura Comente!


foto: Divulgação

foto: Divulgação

Para marcar o centenário de nascimento do artista tubaronense Willy Zumblick, será realizado hoje (26), uma sessão especial do parlamento catarinense. O encontro acontece às 20 horas, no auditório do Espaço Integrado de Artes da Unisul, em Tubarão. Uma mostra das obras do artista estarão expostas no auditório do Espaço Integrado de Artes da Unisul, em Tubarão.

A Unisul, juntamente com Assembleia Legislativa organizou uma programação de caráter educativo do centenário de nascimento do artista plástico Willy Zumblick. “Produzimos um DVD com leituras de obras do artista, além de catálogos com imagens representativas do acervo datadas e localizadas. Essas produções serão destinadas a instituições educacionais e afins”, explica a diretora de cultura da Unisul, professora Valdezia Pereira. Os alunos da 8ª fase de Jornalismo produziram um documentário do artista, que será exibido durante o evento.

Willy Alfredo Zumblick nasceu em 26 de setembro de 1913. Recebeu primorosa formação educacional, no Colégio São José, de Tubarão, onde se destacou como melhor aluno em desenho e em pintura. Autodidata, deixa fluir seu impulso criador e talento natural, registrando em telas particularidades da natureza, tipos característicos, paisagens, cenas do cotidiano e tudo aquilo em que pousava sua fértil imaginação. Em 1937, Willy casou-se com Célia Sá, de tradicional família da cidade, de quem sempre recebeu importante incentivo para que se dedicasse à pintura. O casal teve cinco filhos: Carlos, Roberto, Túlio, Maria Elisa, Raimundo e Marcus Geraldo.

Sua primeira exposição individual foi em 1939, em Tubarão. O êxito alcançado impôs a Willy um voo mais alto, dando oportunidade para expor em diversas cidades catarinenses. Em 1944, expôs em Porto Alegre. Com o sucesso foi impulsionado a expor no Rio de Janeiro, em 1946, onde, com 60 telas, realizou sua mais importante exposição, consagrando definitivamente seu nome no rol dos mais festejados artistas plásticos do país. Nunca parou de pintar. Com temática variada e abrangente, retratou, com maestria e sensibilidade, os mais variados aspectos das tradições, da cultura, da história e dos tipos populares catarinenses. Zumblick faleceu em 3 de abril de 2008.

 

› FONTE: Assessoria Unisul

Comentários