Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Bruno Packter fala sobre pré-juízos em palestra na Livrarias Catarinense

Publicado em 25/09/2013 Editoria: Educação Comente!


Evento será realizado na loja do Beiramar Shopping nesta quarta (25).

A Livrarias Catarinense no Beiramar Shopping, em Florianópolis, promove na quarta-feira, dia 25, às 19h30, a palestra Filosofia Clínica: as verdades subjetivas de cada pessoa, ministrada pelo filósofo Bruno Packter. O evento será aberto ao público.

Bruno conversará com os participantes sobre os chamados pré-juízos, que segundo a Filosofia Clínica correspondem as verdades subjetivas de cada pessoa. “Pré-juízo é a convicção, a certeza ou a verdade que um indivíduo constrói a partir de conceitos que se cristalizam em seu intelecto, que fazem com que ele acredite ou tenha crença em algo independente da veracidade factual”, explica o palestrante.

Afirmações populares como “homens não prestam” ou “a humanidade é boa” (ignorando fatos do cotidiano que refletem injustiças e hostilidades) são exemplos de pré-juízos. “Existem pessoas que quando acreditam veementemente em algo, ficam cegas quanto às demais questões relacionadas à sua crença”, pondera Bruno Packter.

O filósofo também explica que para algumas pessoas, a reflexão, a razão e o raciocínio são essenciais no processo de formação do pré-juízo. “Porém, de acordo com a Filosofia Clínica, tentar mostrar via reflexão que a base do que a pessoa acredita não é plausível nem sempre é o adequado”, adverte.

Para mudar um pré-juízo, é necessário investigar quais são as questões a ele relacionadas para iniciar um processo de mudança de conceitos. “Às vezes, um olhar, uma informação, um afastamento, ou até mesmo uma série de pequenas coisas podem quebrar ou mudar pré-juízos arraigados”, conclui Packter.

 

Serviço

Palestra “Filosofia Clínica as verdades subjetivas de cada pessoa”

 

Onde: Livrarias Catarinense no Beiramar Shopping - rua Bocaiúva, nº 2.468, piso Joaquina, Centro, em Florianópolis.

Quando: 25/09, às 19h30

Quanto: Gratuita

 

› FONTE: Apoio Comunicação

Comentários