Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Reunião apresenta critérios para elaborar Planos Municipais de Resíduos Sólidos

Publicado em 25/09/2013 Editoria: Meio Ambiente Comente!


A Secretaria do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDS) realizará uma reunião nesta quinta-feira, 26, com objetivo de apresentar diretrizes e instruções para a participação no programa estadual para elaboração dos Planos Municipais de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PMGIRS).

O encontro será às 13h30, na sala dos conselhos superiores da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc). "Entramos em contato com todos os municípios para a construção do plano e, inicialmente, 176 manifestaram interesse", declara a secretária em exercício da SDS, Lucia Dellagnelo.

Estes municípios serão representados pelas Secretarias de Desenvolvimento Regional (SDRs) e associações de municípios correspondentes. O Plano Estadual de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (Pegirs/SC) foi lançado em novembro de 2012, quando foram apresentados os estudos de regionalização da gestão integrada, quantificando os maiores geradores de resíduos dentro de cada região hidrográfica do Estado.

O PMGIRS é um instrumento legal para gestão dos resíduos, cuja elaboração deve obedecer a critérios técnicos, por meio de consultoria especializada. Sem o plano, os municípios não poderão receber recursos do Governo Federal, princípio imposto pela Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), aprovada em agosto de 2010. "Embora a Política Nacional determine que cada cidade deva executar seu próprio plano, aqui em Santa Catarina o Governo do Estado está comprometido em auxiliar os municípios para que todos tenham seu plano até 2014", afirma Lúcia.

 

 

 

› FONTE: SDS - Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável

Comentários