Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Centro de Artes da Udesc oferece 187 vagas em cursos de graduação

Publicado em 25/09/2013 Editoria: Educação Comente!


A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) está com inscrições abertas até 14 de outubro para oVestibular de Verão 2014. O Centro de Artes (Ceart), localizado em Florianópolis, oferece 187 vagas em cursos de graduação para ingresso no primeiro semestre de 2014. Artes Visuais, Design, Moda, Música e Teatro são as áreas oferecidas.

Os cursos de Artes Visuais (Bacharelado ou Licenciatura) têm o objetivo e o perfil profissional pautados na formação inicial do artista visual ou professor de artes visuais, ambos vinculados à pesquisa acadêmica. O Bacharelado em Artes Visuais (21 vagas) forma artistas e pesquisadores capazes de atuar com o fazer artístico em diferentes situações, em espaços culturais instituídos ou não. O artista poderá envolver-se com as questões estética/ética/ecológica em pesquisas que percorrem a comunidade e a sociedade contemporânea. Já a Licenciatura em Artes Visuais (15 vagas) forma professores para atuar na área de arte e ensino, compreendendo a arte e as questões contemporâneas, bem como os contextos históricos e as relações presentes nestas manifestações artísticas. Ambos têm duração de quatro anos e são realizados no período vespertino e noturno, sendo priorizado o turno vespertino.

Já o curso de Bacharelado em Design oferece as habilitações em Design Gráfico e Design Industrial, com 15 vagas para cada uma. No Design Gráfico os alunos são preparados para desenvolver projetos em diversas áreas de atuação: identidade coorporativa, projetos gráficos editoriais, tipografia, projetos de sinalização, embalagens, material promocional, websites, interfaces gráficas, entre outros. Já no curso de Design Industrial os alunos são preparados para desenvolver tanto projetos de produtos simples a sistemas de produtos complexos, baseados em requisitos de funcionalidades e performance, qualidades, durabilidades, custo, estética e questões ambientais, considerando a viabilização da produção, além de confeccionar modelos e acompanhar o desenvolvimento de protótipos.

Com duração de quatro anos, os cursos de Design são realizados no período matutino e neste ano foram avaliados com quatro estrelas (considerados como “muito bom”) pelo Guia do Estudante da Editora Abril. No vestibular de verão 2013 da Udesc, o curso de Design Gráfico foi o curso mais concorrido da instituição.

Com 34 vagas disponíveis, o curso de Moda – Habilitação em Design de Moda (Bacharelado), forma designers capacitados para atuar no planejamento, criação e desenvolvimento de produtos e intervir em processos industriais na cadeia produtiva têxtil e de confecção. O curso de Moda da Udesc – que tem aulas nos períodos vespertino e noturno, com duração de quatro anos - é hoje uma referência nacional e vem obtendo uma série de prêmios ao longo dos anos. Recentemente, recebeu novamente pelo Guia do Estudante da Editora Abril a avaliação máxima de cinco estrelas, considerado pela publicação como excelente.

Na área de Música, o curso de Licenciatura em Música visa formar profissionais para atuar como músico-educadores e pesquisadores, por meio da integração entre ensino, pesquisa e extensão. O Licenciado em Música deverá desenvolver as competências musicais, pedagógicas, intelectuais, sociais e políticas inerentes à formação do professor. São 30 vagas disponíveis para a licenciatura, que tem duração de quatro anos e é realizada nos turnos matutino e vespertino.

Já o Bacharelado em Música forma profissionais para atuar na área de execução instrumental e/ou no âmbito acadêmico, por meio da integração entre ensino, pesquisa e extensão. O bacharel poderá atuar na comunidade como solista, camerista ou instrumentista de orquestra, realizando concertos, recitais e gravações. Poderá, ainda, atuar como compositor, arranjador, regente e diretor de espetáculos e grupos musicais. O Bacharelado em Música, também avaliado em 2013 pelo Guia do Estudante da Editora com quatro estrelas, dispõe das seguintes opções: Piano (07 vagas), Violino ou Viola (05 vagas), Violão (03 vagas) e Violoncelo (02 vagas). Também realizado nos períodos matutino e vespertino, o Bacharelado em Música tem duração de quatro anos.

A Udesc Ceart oferece, também, o curso de Licenciatura em Teatro, que forma profissionais preparados para exercer a função de professor, diretor, ator, pesquisador e instrutor no campo do teatro. São 40 vagas de ingresso no vestibular, e o curso é realizado em 4 anos e 6 meses, nos períodos matutino e vespertino.

Vestibular de Verão 2014

A Udesc oferece 1.237 vagas em 46 cursos de graduação, todos gratuitos, em campi de dez cidades de SC. As inscrições podem ser feitas em www.vestibular.udesc.br até 14 de outubro, que também é a data final para pagar a taxa de R$ 90.

O vestibular reserva 20% das vagas para candidatos que cursaram integralmente o ensino fundamental e médio em escolas públicas e outros 10% para candidatos negros.

As provas serão aplicadas em 10 de novembro, em oito cidades de SC: Balneário Camboriú, Chapecó, Florianópolis, Ibirama, Joinville, Lages, Laguna e São Bento do Sul. Serão duas etapas, das 9h às 12h30 e das 15h às 19h30.

Mais informações podem ser obtidas com a Coordenadoria de Vestibulares e Concursos da Udesc pelos telefones (48) 3321-8098 e 8147, de segunda a sexta-feira, das 13h às 19h, e pelo e-mail[email protected]. Acompanhe as notícias no Twitter e no Facebook.

 

› FONTE: Governo do Estado de SC

Comentários