Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Zico confirma intenção de candidatura à presidência da Fifa

Publicado em 11/06/2015 Editoria: Esporte Comente!


foto: Divulgação

foto: Divulgação

Poucos dias após cogitar se candidatar à presidência da Fifa, Zico voltou a falar publicamente sobre o assunto. O eterno ídolo do Flamengo, convocou uma entrevista coletiva na sede de seu clube, o CFZ, e voltou a demostrar interesse no cargo máximo da entidade, porém disse que para oficializar sua candidatura será necessário que as eleições passem por algumas alterações no processo.

“Gostaria de ratificar a decisão que tomei na Europa. Eu me sinto capacitado a concorrer à presidência da Fifa. É lógico que serão necessárias mudanças de regras no jogo. Com as que estão aí, não há a menor possibilidade, não só com a Fifa, mas também na CBF e nas federações. Da forma que está é um prenúncio para corrupção, que aflige o futebol. Não brincaria com um fato tão sério”, declarou.

O Galinho ressaltou sua história no ‘mundo da bola’, e classificou como “inadmissível” falta de rotatividade na presidência da entidade.            

“Aqueles que conhecem minha história sabem da minha seriedade. Havendo a possibilidade, havendo as mudanças necessárias, serei candidato... Tenho 62 anos e só me lembro de dois presidentes da Fifa: João Havelange e Joseph Blatter. Só há essas duas pessoas no mundo para comandar o futebol? Isso é inadmissível”, acrescentou.

Até as últimas eleições, era necessário que o candidato tenha a indicação de pelo menos cinco federações nacionais para concorrer ao cargo, o que segundo Zico já favorece a troca de favores e a corrupção. O ex-camisa 10 frisou que é necessário mudar muitas “regras do jogo” para tornar o processo mais transparente.

“Se não mudar, não serei candidato. Não vou gastar meu dinheiro comprando passagens para rodar o mundo e pedir voto. Não conversei com ninguém. Sou contra essa forma de ter de ser indicado por cinco federações. Acho que a corrupção já começa aí. A eleição tem que ser feita pelos seus serviços prestados ao futebol. Deveria haver novas regras. Essa deveria ser uma das primeiras mudanças. ”

A renúncia do reeleito Joseph Blatter, abriu margem para muitos nomes serem especulados no comando da entidade. Além de Zico, outros possíveis candidatos são vistos como possíveis sucessores do suíço. Questionado sobre Michel Platini, atual presidente da Uefa, o treinador preferiu não criar polêmica.

"Tudo é possível. Sou muito amigo dele (Platini) e ele realmente está muito bem na Uefa. Ele ainda não se decidiu, e acho que ninguém vai se decidir enquanto todo mundo não ficar sabendo as regras do jogo. Certamente vai ter uma reunião do Comitê da Fifa para discutir a situação atual. A hora agora é de ver quem tem vontade", finalizou.

 

 

 

› FONTE: Goal

Comentários