Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Muros de contenção minimizam prejuízos das chuvas na Capital

Publicado em 24/09/2013 Editoria: Florianópolis Comente!


foto: Divulgação

foto: Divulgação

Trabalho de prevenção da prefeitura evitou deslizamentos

A construção de 60 muros de contenção realizada pela prefeitura desde o início do ano evitou que diversas comunidades de Florianópolis sofressem estragos com fortes chuvas do fim de semana, destacou o prefeito Cesar Souza Júnior.

Desde sexta-feira até o início da manhã desta segunda, apenas duas ocorrência de deslizamento foram registradas, sem vítimas. O prefeito salientou que atualmente outras 30 obras de muros de contenção estão em andamento em vários bairros da Ilha e do Continente. Essas obras já apresentaram resultado, sublinhou o prefeito, que destacou a importância do trabalho de prevenção.

”O investimento em prevenção é a nossa prioridade, pois representa a proteção das famílias que vivem em áreas que apresentam algum risco e ainda minimiza os prejuízos financeiros dos moradores e do poder público”, afirmou o prefeito, citando como exemplos muros construídos nas comunidades do Alto Caeira, Monte Cristo e Vila Aparecida (fotos).

Algumas áreas dessas comunidades de interesse social foram mapeadas como tendo risco de deslizamento de encostas do tipo R3 (alto) e R4 (muito alto) e, por essa razão, a prefeitura captou junto ao Ministério das Cidades recursos na ordem de R$ 9,8 milhões para execução de obras de contenção que beneficiam aproximadamente 54 mil moradores.

A ação preventiva da Secretaria de Obras na limpeza de canais e córregos também minimizou os efeitos das chuvas em várias comunidades, salinentou o secretário e vice-prefeito João Amin.

“É importante que os moradores façam a sua parte, não jogando nem permitindo que sejam jogados entulhos  e lixo nos córregos e canais das comunidades”, afirmou o vice-prefeito.

 

OPERAÇÃO TAPA BURACOS

A prefeitura de Florianópolis iniciou já na manhã desta segunda-feira (23) a operação tapa buracos em várias regiões da cidade. Por determinação do prefeito Cesar Souza Júnior, o trabalho deve priorizar vias de maior fluxo e aquelas que servem como corredores de ônibus.

Em reunião nesta manhã, as secretarias de Obras e do Continente fizeram uma avaliação prévia dos estragos causados pelas chuvas. Centenas de ruas e avenidas foram danificadas pela força das águas – o balanço deve ser concluído até o final da tarde.

Durante a reunião, que contou com a participação da Secretaria de Habitação e Saneamento Básico e da Comcap, foi feito também uma avaliação dos problemas causados pelas enxurradas nas comunidades.

 

 

› FONTE: Prefeitura de Florianópolis

Comentários