Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Brasil é último em ranking de retorno de impostos

Publicado em 08/06/2015 Editoria: Economia Comente!


foto: Divulgação

foto: Divulgação

O Brasil segue na última colocação no ranking que mede o retorno oferecido em termos de serviços públicos de qualidade à população em relação ao que o contribuinte paga em impostos. Segundo o  a País repete o posicionamento ruim que, em 2013, foi de 35,04% do Produto Interno Bruto (PIB) pago em impostos.

O ranking leva em consideração a arrecadação de tributos do País em todas nos âmbitos federal, estadual e municipal, em relação ao PIB de 2013 e o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) da Organização das Nações Unidas (ONU).

De acordo com a lista, a Austrália ficou em 1º lugar no chamado Índice de Retorno de Bem Estar à Sociedade (IRBES), seguida da Coreia do Sul e dos Estados Unidos. Na edição anterior do estudo, os 3 primeiros colocados foram, respectivamente EUA, Austrália e Coreia do Sul.

O Brasil ficou na 30ª posição do ranking, atrás de países como Uruguai (11º) e Argentina (19º) e Grécia (16º). "Mesmo com os sucessivos recordes de arrecadação tributária - marca que, em 2015, já chegou aos R$ 800 bilhões de tributos -, o Brasil continua oferecendo péssimo retorno aos contribuintes, no que se refere à qualidade do ensino, atendimento de saúde pública, segurança, saneamento básico, entre outros serviços. E o pior, fica atrás de outros países da América do Sul", diz o presidente do IBPT, João Eloi Olenike.

O estudo aponta que, apesar de terem carga tributária muito próxima à do Brasil, países como Islândia (35,50%), Alemanha (36,70%) e Noruega (40,80%) estão muito à frente no que se refere a aplicação dos recursos em benefício da população, e ficaram na 14ª, 15ª e 18ª posições.

 

 

 

› FONTE: Vejamos

Comentários