Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Biguaçu realiza a X Conferência dos Direitos da Criança e do Adolescente

Publicado em 29/05/2015 Editoria: Biguaçu Comente!


foto: Divulgação

foto: Divulgação

Essa quarta-feira (27/05) foi um dia de muito debate para os profissionais do Conselho Tutelar, Secretaria de Assistência Social e Habitação, Secretaria de Educação e demais envolvidos nas atividades relacionadas à garantia dos direitos das crianças e dos adolescentes em Biguaçu.

A X Conferência Municipal foi realizada no auditório da Univali, campus B, abordando o tema: "A política e o plano decenal de direitos humanos das crianças e dos adolescentes, fortalecendo os conselhos de direito da criança e do adolescente".

O evento foi promovido pela Prefeitura de Biguaçu, através da Secretaria de Assistência Social e do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), contando com a participação de diversas autoridades, como a presidente do CMDCA, Ana Paula Medeiros e Silva Vicente, o secretário da Assistência Social e Habitação, Marconi Kirch, a secretária de Educação, Márcia Rodrigues de Azevedo, e a presidente da Câmara de Vereadores, Salete Cardoso. O prefeito Ramon Wollinger não esteve presente porque estava em Brasília na XVIII Marcha em Defesa dos Municípios.

O sociólogo e especialista em criança e adolescente, Guilherme Cecherello, foi palestrante da conferência, proferindo a palestra "Mobilizando, implementando e monitorando a Política e o Plano Decenal de Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes do Município de Biguaçu".

Os presentes se emocionaram com a apresentação musical do Recanto da Criança e do Adolescente Clodoaldo Furtado dos Santos Júnior (RECRIA), sob coordenação do músico Eromar. O RECRIA é o equipamento social que executa o serviço de convivência e fortalecimento de vínculos,  atendendo crianças e adolescentes com idade entre 6 e 15 anos em situação de vulnerabilidade social e neste mês ganhou uma nova sede mais ampla.

A presidente do Conselho Municipal, Ana Paula Vicente, deu as boas-vindas aos presentes ao evento e destacou que "um país melhor passa pela garantia dos direitos das crianças e dos adolescentes. Desta forma, estaremos possibilitando a melhor formação dos seus cidadãos".

O secretário de Assistência Social, Marconi Kirch, elogiou o trabalho desenvolvido pela equipe. "Compartilho do dia a dia dos profissionais envolvidos nas atividades de Assistência Social, sei das dificuldades das situações que muitas vezes temos que vivenciar. Contamos com profissionais capacitados e comprometidos".

Para a presidente da Câmara, Salete Cardoso, "a luta pelos direitos da criança e do adolescente deve ser diária.É preciso que haja maior presença e participação da família para que se usufrua dos direitos, mas que seja acompanhado do cumprimento de deveres. Nos dá bastante satisfação ver os avanços de Biguaçu nessa questão".

Durante o encontro, foram eleitos os delegados que irão representar Biguaçu na Conferência Estadual a ser realizada em 27 e 28 agosto/2015 em Florianópolis/SC.

 

 

› FONTE: Prefeitura de Biguaçu

Comentários