Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Palhoça comemora a 125ª edição da Festa do Divino Espírito Santo

Publicado em 26/05/2015 Editoria: Palhoça Comente!


foto: Divulgação

foto: Divulgação

A chave da cidade foi entregue ao casal imperial no último sábado

Começou oficialmente mais uma edição da Festa do Divino de Palhoça. A chave da cidade foi entregue pelo prefeito, em exercício, Nilson João Espíndola, ao casal de festeiros, durante jantar ocorrido no último sábado, 23.

Há 125 anos Palhoça comemora a tradicional Festa do Divino Espírito Santo. "Esta celebração religiosa é mais antiga que a própria emancipação do município de Palhoça. Todos os anos, a Prefeitura é parceira deste importante evento que transmite uma belíssima mensagem de fé e propaga ainda mais nossa cultura açoriana", destaca Espíndola.

A programação prevê festividades a partir do próximo sábado, 30, às 18h30, com a realização do cortejo. No domingo, 31, as atividades iniciam às 9h30 e se estendem ao longo do dia. Já na segunda-feira, 1°, o cortejo também começará as 18h30. O Ginásio do Palhoção será palco das principais cerimônias da Festa do Divino.

"As primeiras etapas da tradição ocorrem logo após a Pascoa, quando uma missa é celebrada para o envio das bandeiras. Neste período, os provedores – como são chamados os fieis que se comprometem em carregar a bandeira do Divino Espírito Santo – vizitas as residências para abençoar as casas. Ao todo, doze regiões de Palhoça recebem a visitação dos provedores. São elas: Passa Vinte, Pagani, Pedra Branca, São Sebastião, Madri, Morro do Gato, Centro, Caminho Novo, Loteamento Carioca, Rio Grande, Bel Mar, Bela Vista e Gruta da Bela Vista", informa a secretária municipal de Educação, Shirley Nobre Scharff.

Patrimônio Cultural

As celebrações em devoção ao Espírito Santo têm tradição de mais dois séculos trazida pelos imigrantes açorianos. Por conta disso, a festividade é registrada como patrimônio histórico, artístico e cultural de Santa Catarina pela Lei Estadual nº 15.731/2012.

Em Palhoça, a Festa é mais antiga do que a própria emancipação política administrativa do município.

 

 

 

 

› FONTE: Prefeitura de Palhoça

Comentários