Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Dia do café é comemorado neste domingo (24)

Publicado em 23/05/2015 Editoria: Curiosidades Comente!


foto: Divulgação

foto: Divulgação

Saboroso, o cafezinho é indispensável no cotidiano de muitas pessoas. Ele pode ser consumido em qualquer hora do dia e é ideal para espantar o sono e a preguiça. Durante muito tempo, o café foi o principal produto agrícola do Brasil. 

E 2012, a Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic), realizou uma pesquisa em que se constatou que cada brasileiro bebe o equivalente a uma xícara de café curto todos os dias. Foram 83 litros para cada habitante no ano. Um consumo maior só havia acontecido no Brasil em 1965.

Os brasileiros estão consumindo mais xícaras de café por dia e diversificando as formas da bebida, adicionando ao café filtrado consumido nos lares também os cafés expressos, cappuccinos e outras combinações.

Saiba como fazer algumas receitas de café

Café Mocha

O mocha é uma variação mais requintada do cappuccino, que leva um pouco de chocolate. Este tipo de café é dividido em quatro partes: o chocolate em pó ou em calda, 50ml de expresso, leite e a espuma do leite. A receita de mocha é simples e não leva muito tempo para ser preparada.

 

Café Macchiatto

Servido em uma xícara de expresso, o café macchiato leva leite que é colocado em cima do café para ajudar a quebrar o sabor forte do expresso. O leite não é misturado, ele apenas “mancha” o café. Se for preparar em casa, siga esses passos e finalize com a espuma do leite.

 

Café Panna

Comum na Itália, é o expresso levemente adoçado com creme de leite ou chantilly. Você também pode preparar uma versão caseira, basta colocar duas doses de expresso e completar com chantilly ou creme de leite.  

 

Café Cremoso

Perfeito para tomar no frio, o café cremoso leva açúcar, café solúvel, chocolate em pó e 1 xícara (chá) de leite em ponto de fervura. A receita de café cremoso é fácil e muito gostosa.

 

Café Árabe

Também é conhecido como café turco. A moagem deste café é muito fina, pois ele não é coado. Para fazê-lo, misture 5 colheres (chá) de pó de café comum com 5 xícaras de água fria e coloque para ferver. Retire do fogo e mexa no sentido horário. Leve ao fogo novamente e ao ferver mexa no sentido anti-horário. Coloque para ferver pela terceira vez, mexa no sentido horário e coloque uma colher de água fria para ajudar a abaixar o pó.

 

Café Amaretto

Este preparo leva 1 xícara de café pronto, ½ dose de licor Amaretto e ½ dose de licor de café. Acrescente os dois licores na xícara com o café, mexa e cubra com chantilly.

 

 

 

› FONTE: Floripa News (www.floripanews.com.br)

Comentários