Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Cineclube Pitangueira exibe Desterro e Novembrada

Publicado em 23/09/2013 Editoria: Cultura Comente!


foto: Divulgação

foto: Divulgação

Filmes de Eduardo Paredes abordam regimes de exceção em SC

O Cineclube Pitangueira exibe nesta terça-feira, dia 24 de setembro, às 20 horas, Desterro Novembrada, de Eduardo Paredes. A sessão integra o Ciclo Regimes Totalitários, que apresenta uma seleção de filmes que retratam manipulações ideológicas e documentam ditaduras. O longa é indicado para maiores de 14 anos.

Desterro é ambientado em 1894.Sufocada a revolução federalista no sul do pais, o presidente Floriano Peixoto desencadeia violenta repressão contra os vencidos. Na antiga Desterro, atual Florianópolis, a população vive aterrorizada ante os fuzilamentos sumários na fortaleza de Anhatomirim e a insegurança das delações. Com Gracindo Junior, Luiz Melo, Luciana Makowiecky e Waldir Brazil.

Novembrada narra o confronto ocorrido em 30 de novembro de 1979 entre populares e o presidente da República, João Baptista Figueiredo, no Centro de Florianópolis. A obra é marcada pelo patética reação do general à manifestação que reclamava do arrocho salarial e pedia o fim da ditadura militar. Novembrada levou os em Gramado os Kikitos de Melhor direção de arte e Melhor Filme pelo Júri Popular. Com Lima Duarte no papel de Figueiredo.

No Ciclo Regimes Totalitários do Cine Pitangueira foram exibidos Arquitetura da destruição (Undergångens arkitektur), de Peter Cohen e A Onda (Die Welle), de Dennis Gansel, e O dia que durou 21 anos, de Flávio Tavares.

O Cineclube Pitangueira funciona no Casarão da Lagoa e a entrada é gratuita. É uma realização da Cinemateca Catarinense com o patrocínio do Fundo Municipal de Cinema e com o apoio da Prefeitura. Municipal de Florianópolis e da Fundação Franklin Cascaes.

 

SERVIÇO

O quê: Cineclube Pitangueira exibe Desterro e Novembradade Eduardo Paredes. 

Quando: terça-feira, 24 de setembro, às 20h. 

Onde: Casa das Máquinas - Praça Bento Silvério, Lagoa da Conceição. 

Quanto: gratuito

 

› FONTE: FUNCINE

Comentários