Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

População festeja os 182 anos de Biguaçu

Publicado em 19/05/2015 Editoria: Biguaçu Comente!


foto: Divulgação

foto: Divulgação

Muita cultura, música, esporte, gastronomia e confraternização marcaram o aniversário de 182 anos de Biguaçu durante todo o final de semana. Milhares de pessoas compareceram aos dias do evento promovido na Praça Nereu Ramos pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte, Turismo e Lazer (Secetul) com apoio do Governo Federal, através da Caixa Econômica Federal e da Câmara Municipal de Biguaçu.

Com uma extensa e variada programação totalmente gratuita, moradores e visitantes puderam conferir apresentações de artistas locais e regionais, e na sexta-feira (15) o show nacional da banda Nenhum de Nós. Diversas barracas gastronômicas e food trucks com as mais variadas opções agradaram a todos os paladares.

A programação prosseguiu no sábado (16) com a prova de corrida rústica pelas ruas da cidade. Já a noite, o destaque foi a apresentação de espetáculos musicais da Broadway e shows de ilusionismo encenados pelas equipes participantes da 19ª Gincana Cidade de Biguaçu.

No domingo (17), data da emancipação política-administrativa do município, a festa continuou com o tradicional "Parabéns a Você" e a distribuição de bolo à comunidade. Neste ano, o bolo foi dividido em fatias antecipadamente e entregue em embalagens plásticas.

Em seguida, para marcar a data em que também se comemora o Dia Internacional contra a Homofobia, foi realizado o desfile da Parada da Diversidade.

À noite, a comissão organizadora divulgou e premiou os vencedores da gincana, com a seguinte classificação: 1ª Chuchu Beleza, 2ª A_A, 3ª Raça, 4ª Virgens Forever e 5ª ECC.

O sucesso do evento foi comemorado pelo prefeito Ramon Wollinger. "Ver a população, de todas as idades, festejando em praça pública o aniversário de nossa cidade, de forma harmoniosa, com presença marcante de famílias inteiras, nos enche de orgulho e satisfação. Fico emocionado e com a sensação do dever cumprido. Toda a equipe da Prefeitura envolvida na realização desse grande evento merece nossos aplausos e reconhecimento. Meus aplausos também aos gincaneiros, vocês são a alma deste evento. Esta festa é do povo e para o povo de Biguaçu! O município tem muito a comemorar, Biguaçu está em pleno desenvolvimento e não para de crescer, com foco no bem-estar e na qualidade de vida do povo", completou o prefeito.

O secretário Pedro Cardoso, da Secetul, destacou a grande participação popular nas festividades. "Quero dizer que se eu pudesse daria um abraço em todos os presentes a esse evento. Parabéns à família biguaçuense, parabéns a todos e principalmente à cidade de Biguaçu. Gostaria de dizer também que a parceria entre o poder público e a população pode dar certo, e isso deve continuar assim sempre para nossa cidade crescer cada vez mais".

A presidente da Câmara Municipal, Salete Cardoso, também se pronunciou elogiando a participação da população, da juventude através da gincana e do empenho do governo municipal, apoiadores e dos vereadores para o sucesso do evento.

A programação de aniversário segue no próximo final de semana, dias 23 e 24, com o Campeonato Brasileiro e Catarinense de Enduro, no campus da Univali, no Centro.

Revitalização de parque encanta crianças

Na manhã de sábado (16), crianças e famílias foram conferir de perto a inauguração das obras da revitalização completa do parque infantil Dona Francesa, localizado no centro da Praça Nereu Ramos.

Inaugurado há 28 anos, o local não havia passado por uma reforma geral. Entre os trabalhos executados, foram substituídos todos os brinquedos e instalada grama sintética.

O prefeito Ramon expôs aos presentes a origem do nome do parque infantil: "Dona Francesa era esposa do farmacêutico Seu Taurino, que teve farmácia até o início dos anos 60. Por ser uma pessoa muito caridosa, que atendia os humildes, ela foi homenageada então com o nome deste parque quando a praça foi implantada. Agora estamos revitalizando o parque depois de 28 anos, com equipamentos novos, grama sintética e iluminação adequada. Esperamos que as crianças possam aproveitar bem e cuidar deste espaço com se fosse de cada um".

 

› FONTE: Prefeitura de Biguaçu

Comentários