Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Chuva e vento forte provocam estragos em Santa Catarina

Publicado em 12/05/2015 Editoria: Meio Ambiente Comente!


foto: Divulgação

foto: Divulgação

Santa Catarina registrou chuva forte e vento de mais de 100 km/h nesta segunda-feira, 11. As regiões mais atingidas foram o Sul do Estado e a Grande Florianópolis. A situação foi resultado da passagem de um sistema de baixa pressão pela costa de Santa Catarina, ocasionando a formação de um ciclone extratropical, informam as equipes da Defesa Civil e da Epagri/Ciram.

Os ventos atingiram 90 km/h em Florianópolis e ultrapassaram 100 km/h em Laguna, no Sul do Estado. Cenário semelhante foi registrado em Bom Jardim da Serra, na Serra Catarinense. Foram registrados problemas como destelhamentos, queda de energia, quebra e afundamento de embarcações.

O ciclone já está mais longe da costa, mas ainda oferece risco as atividades de pesca e navegação, com previsão de ressaca.

Diante desse cenário, municípios do Sul de Santa Catarina contabilizam os prejuízos. Os dados ainda estão em fase de levantamento e atualizações estão previstas para a tarde de desta terça-feira, 12.

Até a manhã desta terça-feira, os levantamentos preliminares da Defesa Civil de Santa Catarina apontam que pelo menos cinco municípios foram afetados de forma mais evidente:

Em Araranguá, foram registrados alagamentos pontuais.

Em Criciúma, algumas casas atingidas por inundação, a área central teve diversos edifícios e comércios tomados pela água e a mobilidade urbana foi comprometida durante a noite dessa segunda-feira. Exército e Corpo de Bombeiros Militares auxiliaram no atendimento as famílias e houve registro de desalojados no município.

Em Içara, registrou-se alagamento generalizado e escorregamentos pontuais. A mobilidade urbana foi afetada e foi registrado volume de pessoas desalojadas.

Em Tubarão, vários bairros e área central tiveram alagamentos. Famílias foram desalojadas no Bairro Monte Castelo em função do volume de chuva que inundou algumas

Em Capivari de Baixo, houve alagamento.

Os municípios de Imbituba, Garopaba, Laguna, Imaruí, Pescaria Brava, Tubarão, Sangão e Capivari de Baixo também fazem levantamento do volume de afetados e danos causados pelas chuvas. O coordenador regional da Defesa Civil de Santa Cataria, Anderson Martins, acompanha os trabalhos.

A Defesa Civil informa que três pessoas perderam a vida. Em Imbituba, uma idosa teria caído em um bueiro e não resistiu aos ferimentos. Na mesma região, um barco pesqueiro naufragou e dos três pescadores que estavam a bordo, um foi resgatado com vida e os outros dois morreram. Os corpos foram encontrados por equipes de resgate.

Rajadas de ventos registradas nesta segunda-feira:

Cidade – Máxima (km/h) – Hora da ocorrência

Bom Jardim da Serra: 132,1 km/h, às 19h

Laguna: 114,8 km/h, às 16h

Rancho Queimado: 92,8 km/h , às 19h

Florianópolis (Aeroporto): 90,0 km/h, às 19h

Urupema: 85,9 km/h, às 22h

Florianópolis (Itacorubi): 74,8 km/h, às 21h

São Bonifácio: 71,8 km/h, às 17h

Jaguaruna: 66,2 km/h, às 15h

São Joaquim: 64,4 km/h, às 17h

São José: 57,6 km/h, às 20h

Major Gercino: 56,3 km/h, às 20h

Araranguá: 56,2 km/h, às 14h

Lages: 50 km/h, às 18h

Criciúma: 49,4 km/h, às 13h

Urussanga: 43,9 km/h, às 15h

Na capital, mais de 55 mil unidades ficaram sem energia elétrica. 

 

› FONTE: Governo do Estado de SC

Comentários