Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Aventura de fotógrafos pela Patagônia é tema de exposição

Publicado em 19/09/2013 Editoria: Cultura Comente!


foto: Divulgação

foto: Divulgação

Em 2006, dois amigos fotógrafos partiram da Ilha de Santa Catarina rumo a uma aventura de 35 dias e 15 mil quilômetros para dar a volta na Patagônia. Dirigindo suas Toyotas Bandeirantes anos 1977 e 1987, Renato Gama e Neno Brazil costearam o Atlântico até chegar a Ushuaia, na Terra do Fogo, no extremo-sul da América, e voltaram “costurando” a Cordilheira dos Andes, ora em solo argentino, ora em solo chileno. O resultado da “Volta patagônica 2006” pode ser apreciado na exposição de fotos que vai de 20 a 27 de setembro no vão central do Beiramar Shopping.

 As fotos são o registro de paisagens, estradas, glaciares, icebergs, desertos, montanhas, planícies, lagos, vilas e cidades que os fotógrafos encontraram pelo caminho na expedição pelo extremo-sul do continente. “O foco da exposição é a natureza, alguns animais e detalhes característicos de algumas cidades. Um dos momentos mais marcantes foi quando chegamos a Torres Del Paine e vi pela primeira vez um iceberg”, destaca Renato.

Paisagens como as Catedrais de Mármore, esculturas rochosas naturais que se desprenderam dos penhascos que margeiam o Lago General Carrera, no Chile, são algumas imagens impressionantes da exposição. Além de paisagens, animais como leões-marinhos, lobos-marinhos, pinguins e guanacos também podem ser apreciados nas fotos.

A exposição, com 28 cliques de cada fotógrafo, textos descritivos e mapas, permite acompanhar os aventureiros pela expedição.“O interessante é poder fazer a viagem acompanhando os dois olhares distintos sobre os mesmos locais. Temos o Glaciar Perito Moreno e o Parque Nacional Torres Del Paine de diversos ângulos, com quatro registros de cada fotógrafo”, acrescenta Neno.

Aventura e foto – Natural de Florianópolis, Renato José da Gama é fotógrafo há 33 anos. Trabalha com fotojornalismo e se dedica principalmente a fotos de natureza. Neno Brazil, também de Florianópolis, é artista visual, designer gráfico, diretor de criação e de arte. Profissionalmente sempre editorou fotos para diversas publicações e começou mais tarde a fotografar suas viagens. Nos últimos dez anos, tem se dedicado a fotos de aves.

 

SERVIÇO

O QUÊ: Exposição de fotos Volta Patagônica

QUANDO: 20 a 27 de setembro

ONDE: Vão central do Beiramar Shopping – Florianópolis (SC)

QUANTO: Gratuita

 

› FONTE: Cinthia Andruchak

Comentários