Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Confiança do industrial catarinense melhora em setembro

Publicado em 19/09/2013 Editoria: Economia Comente!


Otimismo catarinense acompanha tendência nacional (foto: Tempo Editorial)

Otimismo catarinense acompanha tendência nacional (foto: Tempo Editorial)

Pesquisa da FIESC revela que, apesar da avaliação pessimista do momento atual, industriais preveem recuperação

Os industriais catarinenses estão mais otimistas com o futuro da atividade econômica, segundo pesquisa feita pela Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC), em parceria com a Confederação Nacional da Indústria (CNI). Em setembro, o índice de confiança do empresário catarinense ficou em 53,5, contra 51,9 em agosto. O resultado está alinhado com a pesquisa nacional, que indica 54,2 em setembro, contra 52,5 no mês anterior.

Já o indicador da expectativa específica para os próximos seis meses chegou a 56,9, contra 55,6 em agosto. O índice varia de 0 a 100 e indica confiança quando está acima de 50.

Também houve melhora na avaliação da conjuntura atual, mas a visão predominante ainda é pessimista. Este indicador subiu de 44,6 para 46,6 entre agosto e setembro. Segundo o levantamento, o momento econômico é prejudicado por altas na inflação e nos custos, além da queda no consumo.

Na divisão por segmentos industriais, o de transformação aumentou de 52,4 para 54,9. Já o índice de confiança do setor de construção civil caiu, passando de 49,2 para 46,9.

 

› FONTE: Assessoria de Imprensa da FIESC

Comentários