Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Atletas da Fundação Catarinense de Educação Especial participam de mais uma edição dos Parajasc

Publicado em 23/04/2015 Editoria: Esporte Comente!


A Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE) estará presente em mais uma edição dos Jogos Paradesportivos de Santa Catarina (Parajasc), que ocorrem de 25 a 30 de abril em São Miguel do Oeste, com uma delegação formada por 27 atletas.

Eles representam Florianópolis e São José e são competidores nas modalidades atletismo, bocha raffa, bocha paralímpica, futsal e tênis de mesa. O maior evento paradesportivo do Estado irá reunir quase cinco mil participantes, entre atletas, dirigentes e técnicos, provenientes de 75 municípios.

Promovidos pelo Governo do Estado, por meio da Fundação Catarinense de Esporte (Fesporte) em parceria com a prefeitura local, os Parajasc foram criados em 2005 com apoio da FCEE e são destinados a atletas com deficiência auditiva, física, visual e intelectual.

Nesta 11ª edição estarão em disputa 13 modalidades: atletismo, natação, tênis de mesa, xadrez, futsal, ciclismo, goalball, handebol em cadeira de rodas, natação, xadrez, basquete para cadeirantes, bocha raffa e bocha paralímpica. A FCEE, além da participação dos atletas e técnicos, também atua na avaliação e classificação de atletas com Deficiência Intelectual e Auditiva.

“Este é um evento diferenciado, reconhecido pelo Comitê Paralímpico Brasileiro como um dos maiores eventos paradesportivos não apenas do Brasil, mas do mundo, pelo alto número de participantes”, afirma o coordenador do Centro de Educação Física da FCEE, Jefferson Seeber, que participou da criação e concepção dos Jogos. “A cada ano, nos surpreendemos com o aumento do número de participantes, o que mostra a importância dos Parajasc no cenário nacional, servindo de exemplo para outros Estados”, acrescenta.

Entre os membros da delegação da FCEE, destaque para os atletas da equipe do tênis de mesa, Márcio Haman e Dalmir Matos, que durante sete anos foram os grandes campeões da modalidade e este ano buscam retornar ao lugar mais alto do pódio, após algumas edições em que foram superados por outros atletas.

No atletismo, Alexsandro Amaral, veterano em competições, disputará as provas de pista e lançamento do dardo. Já a atleta Liliam de Andrade, estreante nos Parajasc, espera repetir a boa atuação na última edição dos Jogos Paradesportivos Escolares de Santa Catarina (Parajesc), quando conquistou uma medalha de bronze na modalidade.

 

› FONTE: Floripa News (www.floripanews.com.br)overno do Estado de SC

Comentários