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Brasil tem discurso arrojado em inovação, mas prática ainda é tímida

Publicado em 19/09/2013 Editoria: Economia Comente!


foto: Divulgação

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Apesar do bom discurso sobre inovação, na prática o Brasil ainda é muito tímido, segundo o superintendente do Instituto Euvaldo Lodi (IEL) Nacional, Paulo Mol.

De acordo com ele, os empresários reconhecem que a inovação é um fator vital para o negócio, no entanto ainda enfrentam dificuldades de torná-la constante em seus processos. Cursos voltados à gestão da inovação, como o promovido pelo IEL/SC, entidade da FIESC, em parceria com HEC Paris, são iniciativas importantes para que o tema ganhe visibilidade no cenário nacional.

Durante a abertura do programa de Educação Executiva do IEL, realizada na noite desta terça-feira (17), em Florianópolis, Paulo disse que a inovação contribui para o crescimento do País porque eleva a competitividade das empresas e a produtividade dos indivíduos. "Por isso, formar gestores na área de inovação é importante nesse contexto. É fundamental engajar as pessoas, mas elas precisam de preparo e capacitação", alertou.

"Pessoas criativas, que pensam de maneira livre e fora do contexto, e procuram soluções que as outras não enxergam, são importantes no processo, mas inovação requer mais que isso", afirma Paulo. "Vai além de um pensamento articulado e aberto: é a sistematização do processo. Uma vez escolhida a direção, é hora da metodologia, do trabalho e do estudo", completa.

De acordo com o superintendente do IEL/SC, Natalino Uggioni, o encontro que segue até sexta (20), é uma oportunidade para que gestores de diversas organizações compartilhem experiências e informações. "Além disso, os participantes poderão interagir com os três professores da HEC Paris", fala. O curso é conduzido de acordo com as expectativas manifestadas pelos 41 participantes. "Os alunos vão trabalhar na definição de estratégias, mas também entender o papel do gestor para colocar isso em prática", detalha.

O programa

O objetivo do programa, que está na segunda edição, é proporcionar uma experiência intensiva de aprendizado empresarial e debater os diferentes momentos da inovação estratégica: a idealização, a experimentação e a implementação e alinhamento. Participam do programa presidentes, vice-presidentes, dirigentes e outros líderes empresariais responsáveis pelas definições estratégicas de diversas organizações de todo o País. O treinamento faz parte do programa de Educação Executiva do IEL que capacita executivos na utilização de ferramentas e técnicas aplicáveis no dia a dia dos negócios.

A HEC Paris, parceira na realização da capacitação, é a primeira do ranking internacional do Financial Times em cursos dessa natureza. Com 30 anos de experiência e especialização na formação de gestores e tomadores de decisão no mundo, a HEC capacita, em média, 8,5 mil gerentes por ano e possui 52 empresas parceiras, entre elas Google, L'ORÉAL, GE, Orange, Danone, Allianz e Renault. A HEC também oferece cursos de pós-graduação e programas de formação continuada.

 

 

› FONTE: Assessoria de Imprensa da FIESC

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