Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Resultado acumulado do volume de vendas no varejo catarinense entra no negativo

Publicado em 14/04/2015 Editoria: Economia Comente!


foto: Divulgação

foto: Divulgação

O comércio varejista catarinense, de acordo com a Pesquisa Mensal do Comércio (PMC) divulgada pelo IBGE, apresentou uma variação de 0,7% no volume de vendas em fevereiro na comparação com o mesmo mês do ano anterior. No acumulado em 12 meses, o volume de vendas chegou a -0,4%. Quanto à receita nominal, a variação acumulada em 12 meses é de 5,4%, pior resultado desde 2001. 

O comércio varejista catarinense em fevereiro reduziu pelo 10º mês consecutivo o volume de vendas no acumulado de 12 meses e entrou no negativo pela primeira vez desde novembro de 2003. Também chama a atenção o resultado real ínfimo.

A variação da receita nominal foi de 5,7% em fevereiro na comparação com o mesmo mês do ano passado, o que dá um resultado real negativo de -2%, levando em consideração o IPCA daquele mês, que foi de 7,7%. Isso significa que a receita obtida não está repondo o aumento dos custos, o que reduz as margens de lucro dos empresários.

Para a Fecomércio SC, os resultados preocupam, pois a desaceleração do setor está se prolongando por um longo período. Isso prejudica as decisões de investimento das empresas e aprofunda a retração econômica.  

A inflação persistente, corroborada pelo aumento do preço dos insumos básicos como a energia e os combustíveis, está corroendo a renda real das famílias e diminuindo os recursos disponíveis para o consumo. Além disso, se observa uma maior restrição ao crédito, com as elevadas taxas de juros que batem recordes mês a mês, associada a uma perspectiva de desaceleração do emprego. Todos esses são fatores que explicam este mau momento para o comércio.

Brasil

Em fevereiro, o comércio varejista do país registrou variação de -0,1% no volume de vendas e de 0,7% para a receita nominal, ambas as variações com relação ao mês anterior, ajustadas sazonalmente. Para o volume de vendas, o resultado volta a ser negativo, após o crescimento de 0,8% em janeiro. Nas demais comparações, obtidas das séries originais (sem ajuste), o varejo nacional obteve, em termos de volume de vendas, variação de -3,1% sobre fevereiro de 2014, -1,2% no acumulado do bimestre e 0,9% no acumulado dos últimos 12 meses. Para os mesmos indicadores, a receita nominal de vendas apresentou taxas de variação de 3,6%, 5% e de 7,2%, respectivamente.

› FONTE: Fecomércio

Comentários