Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Três monólogos em cartaz no Festival Palco Giratório

Publicado em 18/09/2013 Editoria: Cultura Comente!


Ayrton Vale

Ayrton Vale

O Festival Palco Giratório Sesc segue com sua programação até o final do mês de setembro, trazendo a Florianópolis espetáculos gratuitos de teatro, dança circo, música e intervenções urbanas.

Nesta semana, três monólogos estão em destaque: “O Miolo da Estória”, com Lauande Aires, da Santa Ignorância Cia. de Artes, de São Luis (MA), “O Fantástico Circo-Teatro de um Homem Só”, com Heinz Limaverde, da Cia. Rústica, de Porto Alegre (RS) e “A Descoberta das Américas”, com o ator carioca Júlio Adrião,

 “O Miolo da Estória” será apresentado nesta terça-feira (17/09), às 19h30, no Teatro Álvaro de Carvalho (TAC). Em cena, a vida e os sonhos de João Miolo, operário da construção civil e brincante de bumba meu boi que tem uma vida comum a tantos outros operários: casa humilde, vida sofrida e uma enorme solidão. Mas em meio a tudo isso, João sustenta o desejo de ainda vir a ser cantador no boi onde brinca e ocupar uma posição de destaque na vida. A apresentação é realizada em parceria com o Projeto TAC 7:30, promovido todas as terças-feiras pela Fundação Catarinense de Cultura (FCC).

Na quarta-feira (18/09), às 20 horas, no TAC, a atração é o espetáculo “O Fantástico Circo-Teatro de um Homem Só”, com Cia. Rústica, de Porto Alegre (RS). No palco-picadeiro, o ator Heinz Limaverde interpreta diversos personagens que transitam por vários tipos do imaginário do circo, como a mulher-barbada, o mágico, a vedete, o cantor, o palhaço; além de expor sua própria persona. Escrito em parceria entre o ator e a diretora Patrícia Fagundes, a dramaturgia serve-se da estrutura polifônica do espetáculo circense, combinando o universal com o pessoal, a partir de referências do circo e memórias e experiências do ator. O espetáculo foi indicado em todas as categorias no Prêmio Açorianos 2011, sendo contemplado nas categorias de Melhor Direção e Melhor Figurino.

Sucesso de público e crítica, “A Descoberta das Américas”, com o ator carioca Júlio Adrião, está em cartaz na quinta-feira (19/09), às 20 horas, no Teatro Sesc Prainha. O espetáculo relata a história de Johan Padan, personagem que narra todos os fatos pelo quais passou quando embarcou em uma caravela de Cristovão Colombo, no ano de 1942. Rústico e malandro, Johan sobrevive contando vantagens e, fugindo da Inquisição, embarca em Servilha em uma das caravelas do navegador italiano. Ao chegar às Américas, ele sobrevive a um naufrágio e passa por inúmeros problemas no “Novo Mundo”, mas acaba se salvando graças a sua malandragem e a uma boa dose de sorte. Julio Adrião dá vida a todos os personagens – índios, espanhóis, cavalos, galinhas, peixinhos, Jesus e Maria Madalena – sempre no mesmo cenário vazio e sem trocas de figurino. O ator se vale de gestos que identificam cada personagem para contar sua história.

Em sua 10ª edição, o Festival Palco Giratório está consolidado como o maior evento de artes cênicas do estado. Os ingressos gratuitos para os espetáculos podem ser retirados na semana do evento na Central de Atendimento do Sesc Florianópolis (Prainha) ou na bilheteria do Teatro Álvaro de Carvalho (TAC). Também são distribuídos uma hora antes de cada apresentação mediante a disponibilidade.

A programação completa está disponível em http://www.palcogiratoriosc.com.br

 

› FONTE: Imprensa SESC

Comentários