Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Workshop gratuito aborda queimaduras

Publicado em 17/09/2013 Editoria: Saúde Comente!


O curso de Medicina e a Sociedade Brasileira de Queimaduras recebem no dia 28/9 acadêmicos e profissionais da saúde para o Workshop sobre Queimaduras. O evento acontece na Unisul Pedra Branca, das 8h30 às 17h, com entrada gratuita e 120 vagas. As inscrições devem ser efetivadas no site (www.unisul.br), na página http://www.unisul.br/wps/portal/home/fique-por-dentro

O Workshop sobre queimaduras é ministrado de acordo com as orientações da Sociedade Brasileira de Queimaduras. Apresenta definições conceituais e uma visão prática, de como diagnosticar a extensão, profundidade, complexidade das lesões, além abordar orientações gerais para o atendimento inicial ao queimado.

Na programação, médicos e profissionais membros da Sociedade Brasileira de Queimaduras abordam os principais tópicos do tema. Após a abertura do evento por autoridades da Universidade e da entidade parceira, o médico Dimitri Cardosos Matos aborda a ‘Avaliação e cuidados iniciais’. Em seguida, a presidente da Sociedade Brasileira de Queimaduras, Maria Cristina Serra, discorre acerca das ‘Vias aéreas e inalação’.

O coordenador do curso de Medicina, professor João Ghizzo Filho, fala sobre a ‘Reposição Volêmica’. Depois do intervalo, os ‘Cuidados com a ferida’, são o foco da intervenção do membro da Sociedade Brasileira de Queimaduras, Dilmar Leonardi, que também é professor da Unisul. Depois da pausa para o almoço, a doutora Maria Cristina Serra entra novamente em cena com ‘Queimaduras pediátricas’.

Francisco Tostes, também médico vinculado à entidade parceira do evento, transcorre sobre as ‘Queimaduras elétricas’. As ‘Queimaduras químicas’ são o alvo da palestra do professor Dimitri Cardoso Matos. Às 15h30, o médico Francisco Tostes volta ao púlpito para abordar a ‘Triagem e Encaminhamento’. Os ‘Casos Clínicos e dúvidas’, conduzidos por Maria Cristina Serra e Francisco Tostes, fecham o evento.

› FONTE: Unisul - Universidade do Sul de SC

Comentários