Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Outono começa nesta sexta-feira com previsão de chuvas dentro da média climática para o trimestre

Publicado em 20/03/2015 Editoria: Meio Ambiente Comente!


foto: James Tavares/Secom

foto: James Tavares/Secom

O outono começa nesta sexta-feira no Hemisfério Sul às 19h45min e segue até o dia 21 de junho. A estação que separa o verão do inverno deve manter o padrão de chuvas dentro da média climática no trimestre de março, abril e maio.

Porém no mês de março, a precipitação tende a ficar ligeiramente acima da média em áreas do Meio-Oeste próximas ao Paraná, Planalto Norte e Litoral Norte e ligeiramente abaixo da média nas áreas do no Planalto Sul e Litoral Sul próximas ao Rio Grande do Sul.

Conforme a previsão do setor de metereologia da Epagri/Ciram, durante a primeira quinzena de março ainda se mantém o padrã de verão, com pancadas de chuva frequentes e curta duração, acompanhadas de raios e rajadas de vento.

Há chances de acumulados significativos e totais diários que podem superar a média climática mensal e, dependendo da vulnerabilidade da região, resultar em alagamentos, deixando algumas localidades em situação de atenção ou alerta.

A partir da segunda quinzena de março e, sobretudo, em abril e maio o regime de chuva muda, diminuindo os valores de precipitação mensal.

A chuva ocorre principalmente associada a passagens de frentes frias, sistemas de baixa pressão e vórtices ciclônicos.

Também é a época de atuação frequente dos ciclones extratropicais, próximo ao Litoral, que oferecem perigo às embarcações com ventos fortes e mar agitado. Ressalta-se que eventos de chuva intensa podem ocorrer em qualquer época do ano.

As temperaturas continuam acima da média climatológica no trimestre, as máximas médias devem ficar entre 26ºC e 30ºC em março, entre 25ºC e 27ºC em abril, e entre 20°C e 25°C em maio.

As primeiras massas de ar frio chegam ao Estado a partir do final do mês de março. Em abril, as temperaturas ficam mais baixas, especialmente na noite, madrugada e amanhecer, favorecendo a formação de geada e nevoeiros em algumas localidades do Estado, principalmente no Planalto.

Em maio, ondas de frio são mais intensas em Santa Catarina, com geadas generalizadas na maioria das regiões catarinenses e possibilidade de neve, principalmente, na Serra e Planalto Sul. Mesmo assim, eventos prolongados de temperaturas elevadas, acima de 30ºC, podem ocorrer, especialmente no mês de maio, caracterizando os veranicos.

Ainda em relação a temperaturas, marcam o outono a grande amplitude térmica diária, diferença de temperatura mínima e máxima, com temperatura muito baixa  no início do dia e em rápida elevação durante a manhã e no início da tarde.

Climatologia de chuva

Em março, diminuem as chuvas de verão (convectivas) e, principalmente, a partir da segunda quinzena, as frentes frias são mais frequentes no Sul do Brasil e responsáveis pela maior parte da chuva em Santa Catarina. A média climática de precipitação em março varia entre 120mm e 140mm no Meio-Oeste e Planalto, e de 160mm a 200mm nas outras regiões. Em abril, a média de chuva é de 200mm no Oeste e entre 100mm e 140mm nas outras regiões. Em maio, o acumulado mensal chega a 160mm no Meio-Oeste e varia de 100mm a 140mm na maior parte das regiões.

 

 

› FONTE: Governo do Estado de SC

Comentários