Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Cursos do Pronatec formam 200 novos profissionais em Palhoça

Publicado em 19/03/2015 Editoria: Palhoça Comente!


foto: Divulgação

foto: Divulgação

 

Cerimônia contou com a presença do ministro do Trabalho e Emprego 

O mercado de trabalho de Palhoça vai receber um incremento de mais 200 novos profissionais. Os recém-formados cursaram o ensino profissionalizante no Pronatec Palhoça, programa do governo federal executado pela Prefeitura Municipal. A formatura ocorreu no Salão Paroquial da Igreja Matriz - Ginásio do Palhoção - na noite desta segunda-feira, 16, e contou com a presença do prefeito Camilo Martins e do ministro do Trabalho e Emprego, Manoel Dias. 

“Parabenizo os formandos e, principalmente, suas famílias que dão suporte e apoio durante os períodos de estudo intenso. O crescimento de qualquer município está interligado a necessidade de profissionais qualificados. O Pronatec ajuda a suprir a demanda das empresas que se instalam em Palhoça”, esclarece o prefeito Camilo Martins. 

A variedade de cursos ofertados no município já é destaque nacional. Nesta formatura, por exemplo, foram diplomados acadêmicos de 16 diferentes cursos profissionalizantes. De acordo com o ministro Manoel Dias, no primeiro semestre deste ano, nenhuma outra região no Brasil ofertará mais cursos do que Palhoça. “Acompanhamos o grandioso trabalho desenvolvido na educação profissionalizante deste município catarinense. Estamos ampliando a oferta por vagas na região. Serão disponibilizadas 3.500 novas vagas para o Pronatec Palhoça, nos primeiros seis meses deste ano”, informa Manoel Dias.   

Para o ministro, o comprometimento da equipe da Secretaria Municipal de Assistência Social e a qualidade do ensino ofertado pelas parcerias (SENAI, SENAC, IFSC, SENAT e SENAR) contribuem para o sucesso do programa, na região. 

“Agradecemos o apoio do Ministério do Trabalho e Emprego e da Prefeitura Municipal, órgãos fundamentais para o sucesso de nossas capacitações”, destaca o secretário municipal de Assistência Social, Adriano Mattos. 

A formatura contou, ainda, com a participação do Coral da Faculdade Municipal de Palhoça, sob a regência da professora Najla. 

O Programa 

Os cursos gratuitos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego são ofertados às pessoas que estão inscritas no CadUnico do Governo Federal. Além da capacitação técnica, os estudantes recebem auxílio transporte e refeição.  Os palhocenses com idade entre 16 a 59 anos podem participar dos cursos ministrados pelos professores do SENAI, SENAC, SEST/SENAT e IFSC. 

Para cadastrar-se a um curso o cidadão deve comparecer na Secretaria de Assistência Social, localizada na Avenida Barão do Rio Branco, 235, centro de Palhoça (prédio da antiga Prefeitura). 

Histórico em Palhoça 

O município aderiu ao Pronatec em 2012, onde abriu 13 turmas e formou 390 alunos. No início de 2013, Palhoça contava com a perspectiva de 35 turmas, porém o município fechou o ano com 74 turmas. Foram 2.220 vagas de um total de 2.732 pessoas inscritas.

 

› FONTE: Prefeitura de Palhoça

Comentários