Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Tiago Quevedo e Lucas Stolf são os grandes campeões do Campeonato Sul-Brasileiro de Optimist

Publicado em 16/03/2015 Editoria: Esporte Comente!


foto: Tiago Monteiro (3857), de Pernambuco, garantiu vaga pra o Mundial - Mauro Goulart/ICSC

foto: Tiago Monteiro (3857), de Pernambuco, garantiu vaga pra o Mundial - Mauro Goulart/ICSC

Evento realizado em Florianópolis definiu a equipe brasileira que disputa o Mundial da categoria na Polônia, em julho.

Após três dias de regatas, o Campeonato Sul-Brasileiro, válido como Seletiva para o Mundial de Optimist, não poderia acabar de melhor maneira.

A raia de Jurerê proporcionou ótimas velejadas aos atletas, com condições de nordeste de 10 a 14 nós. E quem melhor soube aproveitar os ventos foram os gaúchos Tiago Quevedo e Lucas Stolf, ambos do Veleiros do Sul.

Tiago confirmou o bicampeonato da competição na categoria Veterano, coroando um ano perfeito que começou com o título brasileiro no Rio de Janeiro, enquanto Lucas foi o mais consistente entre os Estreantes.

Atual bicampeão brasileiro, Tiago Quevedo chegou à Florianópolis com a liderança da seletiva e o status de favorito para o título Sul-Brasileiro. Após um começo com alguns resultados inconstantes, o gaúcho assumiu a liderança da flotilha após a metade do campeonato, vencendo todas as regatas nos últimos dois dias.  

“Estou muito feliz com o resultado. Comecei o campeonato com alguns erros, mas depois consegui velejar bem. Esse vai ser meu segundo mundial e quero melhorar o meu quinto lugar do ano passado. Quem sabe buscar uma medalha pro Brasil”, disse Tiago Quevedo, que em 2014 representou o Brasil no Mundial de Optimist, na Argentina.

Vice-campeão, Tiago Monteiro, do Cabanga Iate Clube Pernambuco, confirmou uma das cinco vagas na equipe brasileira que disputa o Mundial na Polônia. O velejador encerrou o Sul-Brasileiro com 45 pontos perdidos. O terceiro colocado no Sul-Brasileiro foi Gabriel Kern, do Clube dos Jangadeiros, com 46 pontos perdidos.

Entre os velejadores do Iate Clube de Santa Catarina, Rafael Servaes teve um excelente final de competição e com 5º, 4º e 2º no último dia subiu para a 14ª posição na classificação geral. Guilherme Berenhauser também terminou no top-20 ao fechar as dez regatas em 17º lugar. Guilherme Durieux foi o 21º, Samer Kayali o 49º, Thiago Pereira 54º, Luca Miguel 62º e José Irineu 72º.

Lucas Stolf vence na Estreante

Líder entre os Estreantes, o gaúcho Lucas Stolf, do Veleiros do Sul, confirmou o título nesse sábado. O segundo lugar na primeira regata do dia confirmou a liderança ao velejador, que descartou a última pontuação do evento.

Com nove pontos perdidos, Lucas terminou a competição um ponto à frente do pernambucano João Cardoso, do Cabanga Iate Clube. Pedro Amine, do Veleiros do Sul, completou o pódio da categoria com 18 pontos perdidos.

Com dezessete velejadores na flotilha Estreante, Tiago da Silva, do Iate Clube de Santa Catarina, foi o melhor catarinense ao final das disputas, terminando na nona posição com 47 pontos. Ainda entre os catarinenses Francisco Bittar ficou em 10º, João da Silva em 14º e Gabriel Steinman em 15º, todos do Lagoa Iate Clube.

Equipe brasileira definidas para o Mundial:

O Campeonato Sul-Brasileiro de Optimist definiu a equipe brasileira que disputa o Mundial da categoria na Polônia. Além da dupla Tiago Quevedo (RS – Veleiros do Sul) e Tiago Monteiro (PE – Cabanga Iate Clube), os gaúchos João Vasconcellos e João Tatsch (Clube dos Jangadeiros) e Gabriel Camargo (Veleiros do Sul) integram os cinco atletas que representarão o país em Dzimnów.

“O nível técnico da seletiva foi muito bom. Os velejadores foram desafiados durante os quatro dias com diferentes condições de vento. Além disso, a flotilha se mostrou muito compacta, o que mostra o equilíbrio nas disputas. Os velejadores classificados têm tudo para representar muito bem o Brasil”, disse Ricardo Navarro, presidente da Comissão de Regatas.

Classificação – Veterano (após sete regatas e um descarte)

1º Tiago Quevedo (RS) – 21pp

2º Tiago Monteiro (PE) – 45pp

3º Gabriel Kern (RS) – 46pp

4º João Tatsch (RS) – 48pp

5º Gabriel Camargo (RS) – 50pp

6º Luan Souza (SP) – 56pp

7º João Vasconcellos (RS) – 48pp

8º Nicolas Bernal (SP) – 69pp

9º Guilherme Plentz (RS) – 70pp

10º Bernardo Pereira (BA) – 71pp

 

Classificação – Estreante (após cinco regatas e um descarte)

1º Lucas Stolf (RS) – 9pp

2º João Cardoso (PE) – 10pp

3º Pedro Amine (RS) – 18pp

4º Erick Carpes (RS) – 27pp

5º Leonardo Caminha (RS) – 28pp

6º Bruna Haiml (RS) – 38pp

7º Francisco Ruschel (RS) – 38pp

8º Guilherme Santos (RS) – 46pp

9º Tiago da Silva (SC) – 47pp

10º Francisco Bittar (SC) – 49pp

 

› FONTE: Sixcomm

Comentários